A Porto Iracema das Artes, equipamento da Secretaria de Cultura do Estado (Secult CE), gerido em parceria com o Instituto Dragão do Mar (IDM), promove na próxima quarta-feira (20) a aula aberta e gratuita “Escrevendo roteiro: pode onde começar, como continuar?”, ministrada pelos roteiristas Camila Agustini e Gualberto Ferrari. O momento faz parte da programação de aniversário da Porto Iracema das Artes, que tem promovido atividades culturais gratuitas ao longo de todo o mês de agosto.
>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<
A aula aberta pretende explorar o processo de construção de roteiros para produções audiovisuais, abordando desde os primeiros esboços ao desenvolvimento da trama. A atividade acontece às 16h30, no auditório da Porto Iracema das Artes, em Fortaleza.
Uma das responsáveis por ministrar a ação é a roteirista Camila Agustini. Formada pela cubana Escuela Internacional de Cine y Televisión e pela canadense Concordia University, Augustini já trabalhou em séries da Amazon Studios e do Globoplay, além de já ter atuado no desenvolvimento de projetos transmídia da TV Globo e ter feito parte do juri do International Emmy Awards, em 2022. Atualmente, Camila ainda integra o quadro de tutores do Lab Cena 15, o Laboratório de Cinema da Porto Iracema.
Com mais de três décadas de experiência como consultor e mentor de roteiros, o diretor de documentários e roteirista Gualberto Ferrari também compartilha ensinamentos durante a aula. Nos anos 1980 e 1990, o artista coescreveu longas como “Tango Mío” e ‘Hotel du Paradis” (Festival de Cannes, 1997) e, em 1996, realizou a adaptação de “Diario para um cuento”, de Julio Cortázar, premiada com o Cóndor de Plata de Melhor Roteiro Adaptado em 1999. Desde 2000, dedica-se à consultoria e à formação em cinema, conduzindo oficinas e programas de desenvolvimento na Europa, América Latina e Ásia.
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
Produire au Sud em Fortaleza
A ação faz parte da programação do workshop de capacitação Produire au Sud, que chega à Fortaleza, pela primeira vez, neste mês. Criado em 2000 como uma das ações do tradicional Festival des 3 Continents (Nantes, França), o Produire au Sud tem como missão capacitar jovens produtores e cineastas emergentes da África, Ásia e América Latina. O programa oferece treinamento intensivo em ferramentas essenciais e técnicas internacionais de coprodução, por meio de atividades em grupo e mentorias individuais aplicadas diretamente aos projetos selecionados.
A aula aberta é promovida workshop de capacitação Produire au Sud. Capacitando realizadores audiovisuais há mais de 25 anos, o programa é uma iniciativa do Festival des 3 Continents, da França. Pela primeira vez, nas mais de duas décadas do projeto, o workshop é realizado em Fortaleza, por meio de parceria entre a Embaixada da França no Brasil, o Institut Français, o Projeto Paradiso, a Secretaria da Cultura do Ceará, por meio do Instituto Mirante/MIS CE e Instituto Dragão do Mar/Porto Iracema das Artes a partir do Laboratório de Cinema da Escola, o Lab Cena 15.
As atividades do Produire au Sud integram as ações do Ano do Brasil na França, celebrado em 2025 na Temporada Cruzada França-Brasil. A Escola Porto Iracema das Artes em parceria com o MIS-CE reforça essa conexão cultural promovendo oficinas, mostras e parcerias entre artistas cearenses e franceses.
>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<
No decorrer da edição em Fortaleza, realizada entre os dias 18 e 23 de agosto, os artistas selecionados receberão treinamentos de capacitação em ferramentas essenciais e técnicas internacionais de coprodução a partir de atividades em grupo e mentorias individuais aplicadas diretamente aos projetos escolhidos.
“O Produire au Sud, além de reunir especialistas nas áreas de produção, pitching e roteiro, conecta realizadores de diferentes lugares ao longo de uma semana de trabalhos imersivos e cria um espaço de articulações que é muito favorável para a trajetória profissional dos participantes. Focado em coprodução internacional, o evento apresenta estratégias e estudos de caso que ajudam produtores e diretores a compreender os caminhos possíveis para acessar recursos e estabelecer parcerias que viabilizem seus projetos”, explica Manoela Ziggiati, coordenadora do Lab Cena 15.
Serviço
Aula aberta “Escrevendo roteiro: pode onde começar, como continuar?”, com Camila Agustini e Gualberto Ferrari.
Data: 20/08
Horário: 16h30
Local: Auditório da Porto Iracema das Artes
Gratuito e aberto ao público (com vagas sujeitas à lotação do local)
Leia também | Joelma tira microfone de fã à força após ser criticada em show
Fonte: gcmais.com.br