Início » Blog » Presidente da Câmara de Chaval chama Data Magna do Ceará de “Carta Magra” e erra sobre feriado
Ceará

Presidente da Câmara de Chaval chama Data Magna do Ceará de “Carta Magra” e erra sobre feriado

presidente-da-camara-de-chaval-chama-data-magna-do-ceara-de-“carta-magra”-e-erra-sobre-feriado
Presidente da Câmara de Chaval chama Data Magna do Ceará de “Carta Magra” e erra sobre feriado

Na sessão ordinária desta segunda-feira (24), a presidente da Câmara Municipal de Chaval, vereadora Fernanda Eduarda, cometeu um erro ao se referir à Data Magna do Ceará como “carta magra”. A confusão com o nome da data histórica chamou a atenção e gerou críticas, evidenciando o desconhecimento da chefe do legislativo municipal sobre um dos marcos mais importantes da história do estado.

Além do equívoco no termo, a vereadora também demonstrou incerteza ao afirmar que o dia 25 de março seria feriado, questionando se o prefeito havia decretado a data como tal. No entanto, desde 2011, a Data Magna do Ceará é reconhecida oficialmente como um feriado estadual e não depende de decretos municipais para sua validade.

Presidente da Câmara de Chaval chama Data Magna do Ceará de “Carta Magra”

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

O que representa a Data Magna do Ceará?

Celebrada nesta terça-feira (25), a Data Magna do Ceará marca o fim da escravidão no estado, que foi a primeira província brasileira a libertar os escravizados em 25 de março de 1884 – quatro anos antes da abolição oficial no Brasil, que aconteceu apenas em 13 de maio de 1888, com a assinatura da Lei Áurea.

A data foi instituída como feriado estadual em 6 de dezembro de 2011, durante a gestão do então governador Cid Gomes (PDT). A iniciativa partiu do ex-deputado estadual Lula Morais (PCdoB), que apresentou o projeto na Assembleia Legislativa do Estado.

Abolicionismo no Ceará

Na época da libertação dos escravizados, a província era governada pelo baiano Manuel Sátiro de Oliveira Dias. Um dos grandes nomes do movimento abolicionista no estado foi Francisco José do Nascimento, conhecido como Dragão do Mar ou Chico da Matilde. De origem humilde, ele desempenhou um papel fundamental na luta contra a escravidão e se tornou símbolo da resistência no Ceará.

Leia mais | Saiba o que é comemorado na Data Magna do Ceará, feriado desta terça-feira (25)

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

Fonte: gcmais.com.br