Início » Blog » Presidente do PSDB no Ceará anuncia filiação de Ciro Gomes
Ceará

Presidente do PSDB no Ceará anuncia filiação de Ciro Gomes

presidente-do-psdb-no-ceara-anuncia-filiacao-de-ciro-gomes
Presidente do PSDB no Ceará anuncia filiação de Ciro Gomes

O presidente estadual do PSDB no Ceará, Ozires Pontes, anunciou oficialmente a filiação do ex-governador e ex-ministro Ciro Gomes ao partido. O anúncio foi feito nas redes sociais na noite desta sexta-feira (17), com indicação ainda de que Ciro deve disputar o Governo do Ceará nas eleições de 2026.

Segundo Ozires, que também é prefeito de Massapê, no interior do Ceará, a cerimônia oficial de filiação ocorrerá na próxima quarta-feira, dia 22, em Fortaleza, em um hotel na Avenida Beira Mar.

A filiação marca o retorno de Ciro Gomes ao PSDB, partido pelo qual governou o Ceará entre 1991 e 1994. O ex-senador Tasso Jereissati é creditado como tendo papel decisivo para convencer Ciro a escolher o PSDB, após o ex-governador avaliar convites de outras legendas, incluindo União Brasil e PP.

>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<

Ciro deixou o PDT, partido onde estava desde 2015, em meio a divergências políticas na sigla, especialmente pela aproximação do PDT com o PT no Ceará. Ozires Pontes destacou que, em breve, Ciro anunciará oficialmente a candidatura ao governo estadual.

Saída do PDT

Ciro Gomes entregou sua carta de desfiliação ao presidente nacional do partido, Carlos Lupi, também nesta sexta-feira, encerrando uma trajetória de quase uma década na legenda, à qual estava filiado desde 2015.

A decisão de deixar o PDT está diretamente relacionada à aliança da sigla com o governo petista do Ceará, liderado por Elmano de Freitas. Aliados de Ciro já consideravam insustentável sua permanência no partido diante dessa aproximação do PDT com o PT no Ceará.

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

A mudança sinaliza um reposicionamento político de Ciro, que pretende disputar o governo do Ceará em 2026 como uma alternativa ao PT.

Não está claro, até o momento, se ele terá aliança com o PL – com quem o grupo político de Ciro esteve, no segundo turno das eleições municipais de 2024, em Fortaleza. Autoridades ligadas a Ciro, com destaque ao ex-prefeito de Fortaleza Roberto Cláudio, fizeram campanha para André Fernandes, candidato do PL apoiado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro.

O grupo também poderá estar ligado a Capitão Wagner, do União Brasil, que também manifestou apoio a André Fernandes, aparecendo em palanques junto a Roberto Cláudio – contra quem disputou eleição, em Fortaleza, em 2016.

>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

Janaína Farias

Ao longo dos últimos meses, Ciro vem passando por uma briga judicial após declarações feitas sobre a prefeita de Crateús, Janaína Farias. As ofensas começaram em abril de 2024, envolvendo declarações ofensivas, como quando Ciro afirmou que Janaína teria atuado como “assessora de cama” do ministro Camilo Santana.

A Advocacia do Senado pediu a prisão preventiva por entender que Ciro Gomes continuou a cometer crimes mesmo após se tornar réu na Justiça Eleitoral, indicando risco à ordem pública – Janaína é segunda suplente no cargo em que Camilo Santana é titular, no Senado. No entanto, a Justiça Eleitoral do Ceará negou o pedido de prisão, considerando a medida “excepcionalíssima”, mas proibiu o ex-ministro de proferir ofensas ou menções injuriosas contra Janaína, sob pena de multa de R$ 10 mil por infração.

Leia também | Ciro Gomes diz que não vai se candidatar à Presidência de novo, após 4 derrotas

Fonte: gcmais.com.br