O Ceará registrou um aumento nas prisões relacionadas ao crime organizado e homicídios nos sete primeiros meses de 2025. De acordo com dados divulgados pela Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (Supesp), o número de pessoas capturadas por integrar organizações criminosas cresceu 52,2% em comparação ao mesmo período de 2024. Já os casos de prisões por envolvimento em Crimes Violentos Letais e Intencionais (CVLIs) aumentaram 32,1%.
>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<
Ao todo, foram presas 20.073 pessoas no estado entre janeiro e julho de 2025, o que representa uma média de 94,6 capturas por dia. As detenções ocorreram por meio de flagrantes e cumprimento de mandados de prisão. Entre os capturados, 1.131 foram presos por suspeita de integrar organizações criminosas, contra 743 no mesmo período do ano anterior.
As ações de combate ao crime foram intensificadas principalmente na capital. Fortaleza registrou um aumento de 103,3% nas prisões de membros de facções, passando de 182 capturas em 2024 para 370 neste ano. Também houve crescimento significativo na Região Metropolitana de Fortaleza (39,1%) e no interior do estado, com destaque para as regiões Sul (38,1%) e Norte (28,7%).
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
No combate aos homicídios e outros CVLIs, as forças de segurança também ampliaram sua atuação. Foram 1.668 suspeitos presos este ano, contra 1.263 no mesmo período do ano passado. A região do Interior Sul liderou o crescimento percentual, com alta de 47,2% nas prisões. A capital também teve um aumento expressivo de 41,4%, seguida pela Região Metropolitana (28,4%) e Interior Norte (10,9%).
O secretário da Segurança Pública e Defesa Social do Ceará, Roberto Sá, atribuiu os resultados ao trabalho integrado das forças de segurança, destacando a reestruturação de batalhões, delegacias, núcleos de perícia e áreas de inteligência. Ele também mencionou a adoção de um sistema de metas como parte da estratégia de combate à criminalidade, reforçando o comprometimento do governo em melhorar a segurança pública.
Além das prisões dentro do estado, as forças de segurança do Ceará também ampliaram suas ações em outras unidades da federação. De janeiro a julho de 2025, nove pessoas foragidas foram capturadas fora do estado, um aumento de 125% em relação ao ano anterior. Os números refletem o avanço das estratégias integradas no enfrentamento ao crime e a intensificação da atuação policial em todo o território cearense.
Leia também | Dono da Ultrafarma é preso em operação do MP contra esquema de corrupção em São Paulo
>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<
Fonte: gcmais.com.br