Uma professora de um colégio do município de Tianguá, no interior do Ceará, acertou o tema da redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025. O tema é “Perspectivas acerca do envelhecimento na sociedade brasileira”.
Em vídeo publicado dias antes da aplicação da prova, a professora Jaciara, de História, foi ouvida por um aluno que gravava conteúdo para as redes sociais da instituição de ensino. Na ocasião, os professores estavam sendo perguntados qual tema achavam que seria escolhido para o teste.
“Acho que é o envelhecimento da população e os desafios para a sociedade brasileira”, disse a educadora, no vídeo que foi divulgado nas redes do Colégio Maria Stela.
>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<
Tema da redação
O tema da redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025 é “Perspectivas acerca do envelhecimento na sociedade brasileira”, conforme anunciou o ministro da Educação, Camilo Santana, neste domingo (9), por meio da rede social X (antigo Twitter).
Além da redação, os candidatos realizam neste primeiro dia de prova as questões de Linguagens e Códigos e de Ciências Humanas. O exame começou às 13h30 e segue até 19h (horário de Brasília).
Estrutura da redação
A prova de redação do Enem exige que o participante produza um texto dissertativo-argumentativo, em prosa, com até 30 linhas, a partir de uma situação-problema apresentada e dos textos motivadores fornecidos. O tema, como ocorre tradicionalmente, aborda questões sociais, culturais, políticas ou científicas.
>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
Os candidatos devem defender um ponto de vista sobre o tema proposto, utilizando argumentos consistentes e bem estruturados, além de apresentar uma proposta de intervenção social – uma solução possível para o problema discutido. Essa proposta deve respeitar os direitos humanos; textos que contenham incitação à violência, preconceito ou discriminação receberão nota zero.
Correção e critérios de avaliação
As redações são avaliadas por dois corretores independentes, graduados em Letras ou Linguística, que não têm acesso à nota um do outro. Cada avaliador atribui uma pontuação de 0 a 200 pontos em cinco competências:
- Domínio da norma padrão da língua portuguesa;
- Compreensão da proposta e desenvolvimento do tema;
- Capacidade de selecionar, relacionar e interpretar informações;
- Organização das ideias e construção argumentativa;
- Elaboração de proposta de intervenção respeitando os direitos humanos.
A nota final da redação é a média aritmética entre as notas totais dos dois avaliadores, podendo chegar a 1.000 pontos.
>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<
Casos que levam à nota zero
De acordo com o edital, o participante pode receber nota zero se:
- Fugir ao tema proposto;
- Deixar a folha de redação em branco;
- Escrever texto com até sete linhas manuscritas;
- Redigir em língua estrangeira;
- Inserir nome, assinatura, desenhos ou qualquer forma de identificação;
- Não obedecer à estrutura dissertativo-argumentativa;
- Demonstrar desrespeito à seriedade do exame, com palavrões ou conteúdo inapropriado.
O Enem 2025 segue no próximo domingo (16), com as provas de Matemática e Ciências da Natureza. Os resultados individuais serão divulgados no primeiro trimestre de 2026, e poderão ser usados para ingresso em universidades públicas e privadas de todo o país.
Leia também | Estudantes do Pé-de-Meia podem escolher como investir incentivo de R$ 1 mil pelo CAIXA Tem
Fonte: gcmais.com.br












