Início » Blog » Projeto da Arquidiocese de Fortaleza mostra a realidade de pessoas que sobrevivem do Lixão da Pacatuba
Ceará

Projeto da Arquidiocese de Fortaleza mostra a realidade de pessoas que sobrevivem do Lixão da Pacatuba

projeto-da-arquidiocese-de-fortaleza-mostra-a-realidade-de-pessoas-que-sobrevivem-do-lixao-da-pacatuba
Projeto da Arquidiocese de Fortaleza mostra a realidade de pessoas que sobrevivem do Lixão da Pacatuba

A Arquidiocese de Fortaleza, por meio do seu Serviço de Comunicação (Sercom), anunciou uma nova iniciativa voltada para a divulgação e discussão de temas de alta relevância social. O projeto reforça o compromisso da instituição com a promoção da dignidade, da justiça social e do acolhimento às populações mais vulneráveis.

O primeiro material jornalístico dessa nova fase aborda a realidade das pessoas que sobrevivem do Lixão de Pacatuba, uma área marcada pela precariedade e abandono, mesmo localizada em meio à beleza natural da Serra da Pacatuba. A reportagem traz depoimentos comoventes de indivíduos que enfrentam condições insalubres e clamam por compaixão e políticas públicas que promovam a inclusão social.

>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<

Entre os relatos, destaca-se o de Auxiliadora Silva, uma das moradoras da região, que descreveu sua luta diária para sobreviver. “Estamos praticamente abandonados. Levantei a mão para o céu e agradeci a Deus por pelo menos ter aberto essa portinha, porque se não fosse isso, acho que nem viva eu estaria mais”, afirmou, evidenciando a urgência de medidas de acolhimento e transformação social.

O material também discute as condições precárias de saúde e trabalho enfrentadas por essa população, apontando a contradição entre a legislação vigente, que desde 2014 proíbe lixões a céu aberto, e a persistência dessa realidade em várias regiões. Procurada, a Prefeitura de Pacatuba, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, afirmou que está preparando soluções para garantir mais dignidade e inclusão a essas pessoas.

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

A iniciativa da Arquidiocese de Fortaleza representa um passo significativo no uso de seus canais de comunicação para fomentar o debate público e a reflexão sobre questões sociais frequentemente invisibilizadas. “Nosso compromisso é dar voz a essas histórias, sensibilizando a sociedade e estimulando a mobilização por mudanças efetivas”, afirmou o Pe. Vanderlúcio Souza, responsável pelo Sercom.

O conteúdo, que integra essa nova fase da comunicação da Arquidiocese, estará disponível no canal oficial da instituição no YouTube, reforçando o papel transformador da informação e da fé na promoção da justiça social e do cuidado com o próximo.

Leia também | Jubileu 2025: o que são as portas santas e qual é a Igreja mãe de todas as igrejas

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

Fonte: gcmais.com.br