Início » Blog » Projeto de criação de murais realizado pelo Centro Cultural Belchior vai ao Titanzinho neste sábado (30)
Fortaleza

Projeto de criação de murais realizado pelo Centro Cultural Belchior vai ao Titanzinho neste sábado (30)

projeto-de-criacao-de-murais-realizado-pelo-centro-cultural-belchior-vai-ao-titanzinho-neste-sabado-(30)
Projeto de criação de murais realizado pelo Centro Cultural Belchior vai ao Titanzinho neste sábado (30)

Nos últimos anos, os murais de arte têm sido utilizados como uma forma de colorir as ruas das grandes cidades. Com isso em mente, o Centro Cultural Belchior (CCBel) lançou o projeto Alucinação Arte Urbana, cujo propósito é colorir comunidades de Fortaleza com intervenções de arte urbana. A iniciativa voltada para a criação de murais chega ao Titanzinho neste sábado (30), a partir das 8h, em parceria com o Instituto Serviluz.

>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<

O projeto levará murais de arte urbana a pelo menos quatro comunidades da capital cearense: Graviola, Titanzinho, Moura Brasil e Pirambu. Com formato de vivência imersiva, as ações serão realizadas de forma colaborativa entre artistas, grafiteiros e moradores, fortalecendo a coletividade, a sociabilidade e os encontros nos territórios.

A edição piloto do projeto foi realizada na sexta-feira (25), na Comunidade da Graviola, sob a condução do artista Pirata Henfil. A atividade reuniu cerca de 15 crianças e adolescentes em uma oficina prática de graffiti, na qual puderam experimentar técnicas com tintas e sprays e deixar sua marca em um mural coletivo criado na própria comunidade.

Para Pirata, a experiência teve um impacto especial. “Foi bem bacana, uma vivência para mostrar para eles o que é o graffiti, as ferramentas que usamos, os materiais e um pouco das técnicas também. Foi algo lúdico, simples, mas que deixou a comunidade mais colorida e apresentou essa estética da linguagem. Eles puderam conhecer um pouco mais dessa arte. Foi massa!”, destacou.

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

Entre os participantes, o jovem Alan, de 11 anos, também compartilhou sua visão sobre a atividade. “É meu segundo contato com o graffiti, ainda estou pegando a ‘manha’. Tenho muitos desenhos guardados em casa, e meu sonho é aprender mais e melhorar a cada dia. Na oficina, pintei parte de um girassol e achei muito legal o contato com tinta spray. Projetos assim são muito bons porque ajudam a gente a aprender, além de incentivar a fazer mais arte no futuro. Gostei muito de participar com meus amigos”, avaliou.

A segunda edição do projeto será realizada neste sábado (30), às 8h, na comunidade do Titanzinho. A vivência será conduzida pelo artista visual Bruno Jambo (Jambo INC), grafiteiro e tatuador fortalezense cuja obra é inspirada no litoral da cidade e na cultura da pesca. Seus trabalhos refletem o mar, os barcos e os peixes, símbolos que carregam a identidade de seu território.

Serviço
Alucinação Arte Urbana no Titanzinho

Facilitador: Bruno Jambo (Jambo INC)
Data: sábado (30/08)
Horário: 8h
Local: Instituto Serviluz (Rua Amancio Filomeno, s/n – Cais do Porto)

Leia também | Morre Rogério Meanda, guitarrista da banda Blitz

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

Fonte: gcmais.com.br