Início » Blog » Projeto propõe reduzir idade para gratuidade nos ônibus de 65 para 60 anos, em Fortaleza
Fortaleza

Projeto propõe reduzir idade para gratuidade nos ônibus de 65 para 60 anos, em Fortaleza

projeto-propoe-reduzir-idade-para-gratuidade-nos-onibus-de-65-para-60-anos,-em-fortaleza
Projeto propõe reduzir idade para gratuidade nos ônibus de 65 para 60 anos, em Fortaleza

Tramita na Câmara Municipal de Fortaleza (CMFor) o Projeto de Indicação 619/2025, que propõe reduzir a idade mínima para gratuidade destinada a idosos no transporte público da cidade, de modo que pessoas com 60 anos ou mais poderiam passar a andar de graça nos ônibus da capital cearense.

A matéria, apresentada na casa pela vereadora Estrela Barros (PSD), deve ser analisada pelos colegas e, caso aprovada, será enviada como sugestão para a Prefeitura de Fortaleza. Por se tratar de um projeto de indicação, para a mudança ser efetivada, o poder público, caso acate a proposta, deverá reenviá-la para a CMFor em forma de projeto de lei.

>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<

>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

Projeto propõe reduzir idade para gratuidade nos ônibus de 65 para 60 anos, em Fortaleza

Na justificativa apresentada junto ao texto do projeto, a vereadora argumenta que a gratuidade no transporte público “é um direito estabelecido por lei, essencial para garantir a mobilidade inclusiva e democrática. Este direito assegura que grupos específicos utilizem o transporte coletivo sem custo, promovendo uma cidade mais acessível para todos”, escreve.

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

“Conforme o Estatuto da Pessoa Idosa, pessoas a partir de 65 (sessenta e cinco) anos tem direito a gratuidade no transporte público em todo o País, todavia, muitos Estados e Municípios garantem esse direito a partir dos 60 (sessenta) anos. O objetivo do projeto é reforçar o compromisso com a inclusão social e a democratização do acesso ao transporte”, pontua ainda.

Leia também | Fortaleza inaugura primeiro Espaço Girassol terapêutico na Regional 5 da cidade; entenda detalhes sobre a nova operação

Fonte: gcmais.com.br