O Dia dos Pais deste ano promete movimentar o comércio de Fortaleza. Uma pesquisa da Fecomércio-CE revelou que 40% dos fortalezenses têm planos de comprar presentes para a data comemorada no segundo domingo de agosto. O levantamento ainda aponta que o gasto médio estimado será de R$ 308 por consumidor, com destaque para itens como roupas, perfumes, calçados, relógios e artigos esportivos.
Consumidores como o engenheiro civil Ademir Maure já definiram a escolha. “Eu pretendo comprar um perfume, e a média do valor é em torno de 200 reais”, contou. Já a vendedora Michele Alencar foi além e antecipou a compra. “Já garanti o presente do meu pai, mas nada que impeça de eu complementar mais o presente dele”, disse. A busca antecipada reflete o comportamento de um consumidor mais planejado, que prefere aproveitar promoções e evitar aglomerações de última hora.
>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<
No comércio, a expectativa é de um aumento significativo nas vendas. Segundo a gerente de vendas Da Silva, o cenário é positivo. “Esse período dá um aquecimento muito grande, certo? Sem contar que temos aí um viés, né? Que a taxa de desemprego caiu, né? Tem muita gente mais trabalhando hoje, né? Então isso aí vai nos dar um certo otimismo, né?”, declarou. A projeção da Fecomércio é de um faturamento de mais de R$ 270 milhões, o que representa um crescimento de 11,4% em relação ao ano passado.
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
Para a diretora institucional da Fecomércio-CE, Cláudia Brilhante, o momento é reflexo de uma retomada no controle financeiro das famílias. “O consumidor vem se organizando financeiramente desde o ano passado. As pesquisas de endividamento do IPDC mostram que ele está preferindo pagar à vista. E isso se mantém aqui no Dia dos Pais.” Segundo os dados, 45% dos consumidores vão usar o cartão de crédito, mas a maioria, 50%, optará por pagamento à vista, via PIX ou débito, o que permite maior poder de negociação.
Shoppings e centros comerciais também apostam em experiências para atrair o público. No bairro Papicu, um shopping preparou uma área de lazer especial para pais e filhos. “Eu achei bem interessante a iniciativa de retomar o tempo de infância, estar aqui com o meu filho para esse momento tão especial. Acho muito significativo nessa data”, afirmou a gerente de marketing Gabriela Simões. Segundo ela, 45% dos consumidores preferem fazer suas compras em shoppings, que já se preparam para receber esse público com promoções e ações especiais.
Leia também | Lula afirma que vai convidar Trump para COP30: ‘Quero saber o que ele pensa sobre clima’
>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<
Fonte: gcmais.com.br