Após fortes chuvas entre a noite desta quinta (3) e a manhã desta sexta-feira (4), em Fortaleza e Região Metropolitana, houve cheia no Rio Maranguapinho, que transbordou, fazendo com que parte da BR-222 ficasse interditada. Em trechos, o tráfego na via ficou impossibilitado na manhã desta sexta, gerando transtornos para condutores e pedestres.
Imagens que circulam nas redes sociais mostram pontos de alagamento, com veículos parados na via, aguardando um momento apropriado para passar. Várias ruas do entorno também registraram alagamento em decorrência das precipitações.
Em um trecho da via, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) teve que montar uma rota alternativa para quem trafegava no sentido Caucaia-fortaleza. Foi necessário transformar a via contrária em sentido único, para diminuir os cinco quilômetros de congestionamento.
>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<
Comércios também tiveram prejuízos em decorrência dos alagamentos. Em uma loja de conserto de eletrodomésticos, na região, equipamentos foram danificados pelo contato com a água.
A capital cearense e outras cidades da Região Metropolitana de Fortaleza (RMF) vêm registrando alagamentos em diversos pontos, na manhã desta sexta-feira (4), após forte chuva com relâmpagos e trovões desde a noite anterior. Vias de Maracanaú e Caucaia ficaram cobertas por água, que também tomou várias residências dentro e fora da capital.
Rio Maranguapinho transborda após chuvas e parte da BR-222 fica interditada
Conforme monitoramento da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), Fortaleza registrou ao menos 68,8 milímetros de chuva, nos registros máximos, no período de 24 horas entre a manhã da quinta-feira (3) e a manhã desta sexta (4). Outros municípios da Região Metropolitana também tiveram registros considerados expressivos no monitoramento diário, como Caucaia, com 95 milímetros.
>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<
Confira abaixo os postos da Funceme com os maiores registros de chuva no período de 24 horas entre a manhã de quinta (3) e a manhã de sexta-feira (4):
Senador Sá (Posto: SALAO) : 100 mm
Caucaia (Posto: CAUCAIA) : 95 mm
Aquiraz (Posto: AQUIRAZ) : 92 mm
Maranguape (Posto: FAZENDA COLUMINJUBA) : 75 mm
Aquiraz (Posto: SITIO SAPUCAIA FAGUNDES) : 71 mm
Fortaleza (Posto: CACA E PESCA) : 68.6 mm
Pindoretama (Posto: PINDORETAMA) : 65 mm
Itaitinga (Posto: ITAITINGA) : 65 mm
Massapê (Posto: MASSAPE) : 63.5 mm
Fortaleza (Posto: FUND.MA.NILVA(AGUA FRIA)) : 62.2 mm
Defesa Civil de Fortaleza
A Defesa Civil de Fortaleza informa que o plantão noturno, das 18h de quinta-feira (3) às 6h de sexta-feira (4), atendeu a 10 ocorrências. Foram 6 riscos de desabamento, nos bairros Aldeota, Cajazeiras, Centro (2), Sapiranga e Vicente Pinzón; e 4 inundações, nos bairros Canindezinho (2), Parque Presidente Vargas e Parque Santa Rosa.
Em caso de qualquer risco, a Defesa Civil de Fortaleza deve ser acionada via Ciops, através do fone 190. Os agentes trabalham em regime de plantão, 24h, para atender às demandas da população.
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
Alerta
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta amarelo para Fortaleza e outros 132 municípios cearenses devido à previsão de chuvas intensas e ventos de até 60 km/h até esta sexta-feira (4). O aviso, divulgado nesta quinta-feira (3), indica “perigo potencial” em razão das condições meteorológicas.
Segundo o Inmet, os municípios afetados podem registrar chuvas de até 50 milímetros por dia. Apesar do volume, o instituto avalia que o risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas é baixo.
Leia também | Chuva de 82 mm derruba muro de cemitério e alaga ruas em Assaré (CE)
Fonte: gcmais.com.br