Início » Blog » Roberto Cláudio se filia ao União Brasil em evento com aliados em Brasília
Ceará

Roberto Cláudio se filia ao União Brasil em evento com aliados em Brasília

roberto-claudio-se-filia-ao-uniao-brasil-em-evento-com-aliados-em-brasilia
Roberto Cláudio se filia ao União Brasil em evento com aliados em Brasília

O ex-prefeito de Fortaleza Roberto Cláudio oficializou a filiação ao União Brasil nesta quarta-feira (5), em uma cerimônia realizada em Brasília, na sede nacional do partido. O evento reuniu lideranças políticas do Ceará, incluindo Capitão Wagner (União Brasil), Ciro Gomes (PSDB), José Sarto (PSDB) e Tasso Jereissati (PSDB). Também estiveram presentes governadores, senadores e deputados do União Brasil, entre eles o presidente nacional do partido, Antonio Rueda, e o vice-presidente, ACM Neto, além do presidente do PL, Valdemar Costa Neto.

A filiação de Roberto Cláudio encerra um processo iniciado em junho, quando anunciou a saída do PDT devido à conjuntura da política local – o PDT migrou para próximo do governo de Elmano de Freitas e do PT, grupo contra o qual Roberto Cláudio faz oposição. Além dele, Ciro e Sarto também deixaram o PDT para procurar outras siglas.

>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<

Ex-prefeito de Fortaleza por dois mandatos entre 2013 e 2020, ele afirmou que a filiação ao União Brasil representa um passo fundamental para a organização da oposição no Ceará. Em discurso, Roberto Cláudio destacou a importância de “construir um projeto de mudança para o Ceará”, elencando o tema da segurança pública como preocupação central para o povo cearense e destacando a atuação das facções criminosas.

O presidente do União Brasil, Antonio Rueda, ressaltou que a chegada de Roberto Cláudio sinaliza “o início de uma mudança no Ceará”, com a formação de uma frente política para construir um novo futuro para o estado. Ciro Gomes, recém-filiado ao PSDB, elogiou Roberto Cláudio, identificando-o como “um político completo” e “o maior prefeito da história de Fortaleza”.

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

O evento também foi marcado por críticas ao governo federal de Lula e à gestão de Elmano, antecipando discurso para as eleições de 2026.

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por GCMAIS (@gcmais)

Ciro no PSDB

A filiação de Ciro ao PSDB ocorreu no último mês, em Fortaleza. Na ocasião, também se filiou ao partido o ex-prefeito José Sarto. Durante a cerimônia, o ex-governador do Ceará e ex-ministro chegou a afirmar que “pelo Brasil eu morro, mas pelo Ceará eu mato”. A frase, dita em tom de exaltação, marcou o discurso do ex-presidenciável e ocorre no contexto da preparação para disputar novamente o Governo do Ceará nas eleições de 2026.

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

“Eu já disse que pelo Brasil eu morro, mas pelo Ceará eu mato. E eu estou pronto para começar uma tarefa. […] Deixem só que eu, sendo muito agradecido pelo estímulo, pelo apoio, pelo carinho, que lhes diga com a minha experiência o que é a tarefa para hoje. Amanhã nós estaremos reunidos de novo para amadurecer o que cada um vai fazer”, declarou Ciro.

2026

Ainda não está definido se Ciro e Roberto Cláudio terão aliança com o PL nas eleições majoritárias de 2026. RC chegou a se aproximar do PL no segundo turno das eleições municipais de Fortaleza em 2024, apoiando o então candidato André Fernandes. O próprio André, por outro lado, já reafirmou que o PL pretende lançar candidatura própria ao governo estadual. As definições sobre alianças e chapas devem ocorrer até meados de 2026, antes das convenções partidárias.

Leia também | Após atritos e desavenças, Ciro Gomes elogia André Fernandes em filiação ao PSDB: “Jovem talento”

Fonte: gcmais.com.br