O estado do Ceará apresentou uma expressiva redução nos Crimes Violentos contra o Patrimônio (CVP) nos primeiros oito meses de 2025, com uma queda de 23,4% nos registros de roubos em comparação ao mesmo período de 2024. De janeiro a agosto deste ano, foram contabilizados 19.411 roubos, contra 25.338 no ano anterior, representando 5.927 ocorrências a menos. Somente em Fortaleza, a redução chegou a 26%, com destaque para o mês de agosto, que apresentou o melhor resultado da série histórica desde 2015.
>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<
Todas as regiões do estado apresentaram redução nos índices de CVP, tanto no acumulado do ano quanto no mês de agosto isoladamente. O secretário da Segurança Pública, Roberto Sá, atribuiu os resultados ao empenho das forças de segurança e aos investimentos em estratégias como os programas “Meu Celular”, “Segurança no Ponto” e “Moto Segura CE”.
Além da queda nos roubos, os crimes de furto também apresentaram queda relevante. De janeiro a agosto de 2025, foram registrados 37.035 casos de furto no Ceará, representando uma redução de 10,9% em relação ao mesmo período de 2024. Em Fortaleza, a queda foi de 7,7%, passando de 23.424 para 21.615 ocorrências.
O Interior Norte foi a região com maior destaque na redução de furtos no acumulado do ano, com uma queda de 17%. Já no comparativo entre os meses de agosto de 2024 e 2025, o estado registrou redução de 28,9% nos furtos, com destaque para o Interior Sul, onde houve queda de 39,4% nesse tipo de crime.
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
Todas as regiões cearenses também registraram redução nos furtos tanto no acumulado do ano quanto especificamente em agosto, o que demonstra uma tendência estadual de melhora nos indicadores de segurança pública. A Polícia Militar intensificou a presença nas ruas e aumentou as abordagens, além de fortalecer as investigações de crimes patrimoniais.
Segundo o secretário Roberto Sá, “a presença policial mais próxima da população e o foco nas investigações de crimes que não puderam ser solucionados no momento do flagrante têm sido essenciais para reduzir os índices e levar os criminosos à Justiça”.
O trabalho das forças de segurança também resultou na prisão de 2.783 pessoas envolvidas em roubos no Ceará entre janeiro e agosto deste ano. Desse total, 1.729 capturas aconteceram em Fortaleza. As ações incluem prisões em flagrante e o cumprimento de mandados judiciais.
Somente no mês de agosto de 2025, foram realizadas 351 prisões relacionadas a crimes patrimoniais, o que equivale a uma média de 12 prisões por dia em todo o estado. Esses dados reforçam o comprometimento das autoridades cearenses no combate efetivo à criminalidade.
A criação, em maio de 2025, do Departamento de Repressão aos Crimes contra o Patrimônio (Depatri) da Polícia Civil também contribuiu para aprimorar as investigações de roubos e furtos. A estrutura tem como foco combater os crimes patrimoniais com mais eficiência, atuando de forma estratégica e coordenada com os demais órgãos de segurança pública do estado.
Leia também | Polo Automotivo do Ceará anuncia início das operações com produção do primeiro carro 100% elétrico do Estado
>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<
Fonte: gcmais.com.br