Início » Blog » Rua dos Tabajaras, na Praia de Iracema, se mantém como palco boêmio e ponto turístico em Fortaleza
Fortaleza

Rua dos Tabajaras, na Praia de Iracema, se mantém como palco boêmio e ponto turístico em Fortaleza

rua-dos-tabajaras,-na-praia-de-iracema,-se-mantem-como-palco-boemio-e-ponto-turistico-em-fortaleza
Rua dos Tabajaras, na Praia de Iracema, se mantém como palco boêmio e ponto turístico em Fortaleza

Na Praia de Iracema, ambiente histórico e também de efervescência cultural em Fortaleza, o tempo passa, mas o espírito boêmio permanece. O bairro, símbolo da cultura e da história da capital cearense, abriga a famosa Rua dos Tabajaras, espaço que continua sendo referência para quem busca lazer, arte, gastronomia e encontros diversos e descontraídos.

Localizada em uma das áreas mais emblemáticas da orla, a Rua dos Tabajaras guarda parte da memória da vida noturna de Fortaleza. O que antes era um ambiente exclusivamente residencial transformou-se, com o passar dos anos, em um ponto de convivência urbana, reunindo artistas, comerciantes, moradores e visitantes. Hoje, mesmo com poucos moradores fixos, o local recebe centenas de pessoas todos os fins de semana, atraídas pelas feirinhas, pelas lojas de moda autoral e pelos bares – que fazem da região um símbolo da boemia cearense.

>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<

As feiras de artesanato e produtos independentes são uma das marcas do espaço. O grupo As Conectadas, formado por mulheres empreendedoras, é um dos responsáveis por animar a rua com exposições e atividades culturais. “Todos os finais de semana aqui tem feiras. A gente está aqui pela primeira vez, mas nós passamos por todas as praças de Fortaleza praticamente”, explica Lucy Menezes, gestora do coletivo, que vê na Rua dos Tabajaras um lugar fértil para a economia criativa e para o protagonismo feminino.

Além do comércio, o local é conhecido por sua movimentada cena gastronômica e cultural. Restaurantes e bares com propostas variadas atraem fortalezenses e turistas em busca de boa comida, música e ambiente acolhedor. Um desses estabelecimentos, aberto pouco antes da pandemia, conseguiu se manter graças ao carinho do público e ao atendimento próximo. “A gente busca deixar todo mundo à vontade, como estivesse em casa. A gente tem umas redinhas ali também para receber a galera”, conta Isa Oliveira, atendente de um dos restaurantes da região.

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

À noite, a Rua dos Tabajaras se transforma em um ponto de encontro. Em frente ao Estoril, prédio histórico da cidade, empreendedores também mantêm viva a tradição do trabalho autônomo e da convivência nas ruas. Eva e Júnior, que atuam no local há mais de 15 anos, são figuras conhecidas entre frequentadores e moradores da Praia de Iracema.

“Aqui nós estamos bem conhecidos. E tem muita gente aqui que gosta de muita gente, né? Tem várias pessoas que conhecem a gente aqui, o Miguel [Anderson Costa], a Katiúzia [Rios]. Eu adoro eles, né? Porque quando eles vêm pra cá, é maravilhoso”, diz com entusiasmo Evaneide Rodrigues, uma das trabalhadoras mais antigas da região.

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

O sentimento é compartilhado por Raimundo Santiago, que resume o orgulho de quem vive e trabalha no lugar. “Os Tabajaras pra nós é top de linha, né, cara? É tudo de bom, porque é uma rua boêmia, tá dando tudo certo. E daqui pra frente vai dar mais ainda, até a gente se aposentar”, garante.

Leia também | Pinacoteca do Ceará oferta oficinas, yoga e visitas durante o III Festival Afrocearensidades

Fonte: gcmais.com.br