Início » Blog » Saiba qual o verdadeiro nome do repórter Águia Dourada, que morreu no último sábado
Ceará

Saiba qual o verdadeiro nome do repórter Águia Dourada, que morreu no último sábado

saiba-qual-o-verdadeiro-nome-do-reporter-aguia-dourada,-que-morreu-no-ultimo-sabado
Saiba qual o verdadeiro nome do repórter Águia Dourada, que morreu no último sábado

O repórter Águia Dourada, um dos mais marcantes nomes do jornalismo cearense, que marcou época atuando junto à TV Cidade Fortaleza, morreu no último sábado (6), gerando comoção entre público e colegas de profissão. Saiba qual era o nome verdadeiro do repórter.

Águia Dourada, na realidade, se chamava Edson Miguel Dias. A identidade real do jornalista, muitas vezes celebrada entre amigos e familiares, era pouco conhecida do grande público – que o conhecia mesmo apenas pelo seu nome de trabalho. Nos últimos anos, Edson Miguel vinha lutando contra complicações de saúde, o que motivou seu afastamento da televisão em julho de 2021.

Ao longo da trajetória, acompanhou cenas tristes, inusitadas e narrou, com seu jeito peculiar, o que via nas ruas das periferias da capital cearense. “É no pique e na agilidade”, “É bala, muita bala!”, são alguns dos bordões marcantes do repórter pela TV Cidade de Fortaleza ao longo das últimas duas décadas.

>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<

Águia Dourada ganhou notoriedade já nos anos 1990 e ficou por três décadas no ar como repórter policial, comparado frequentemente a Gil Gomes pela energia e carisma genuinamente cearense no jornalismo. Sua presença no Cidade 190 cativou o público de Fortaleza com coberturas ágeis de crimes e ocorrências, tornando-se um dos personagens mais emblemáticos da emissora. Em 2023, ele recebeu a TV Cidade lembrando sua trajetória.

Sepultamento

Águia Dourada, um dos comunicadores mais emblemáticos da televisão cearense, foi sepultado na manhã deste domingo (7) em Caucaia, na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF). Familiares, amigos, colegas de profissão e admiradores compareceram à cerimônia para prestar as últimas homenagens ao repórter.

>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

Conhecido por unir irreverência e seriedade, sempre trajando sua capa característica, ele deixou um legado de coberturas tocantes que retratam a realidade da sociedade cearense. Mesmo afastado da TV desde julho de 2021, sua presença e criatividade permanecem lembradas por colegas e telespectadores.

Trabalho

As matérias feitas pelo irreverente repórter caíram no gosto do público. No YouTube e nas redes sociais, canais e páginas replicam cenas de Águia Dourada em reportagens sobre o cotidiano de garotas de programa e assaltos. “Fiz matérias de cueca mostrando como o povo é roubado. Passou na Record, em todos os programas. Em outras matérias, eu gravei saindo de um caixão para mostrar para o jovem qual é o destino de quem escolhe o crime”, relembrou o comunicador, ao falar sobre sua trajetória, em 2021.

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

Uma das reportagens mais inusitadas, segundo a avaliação de Águia Dourada, contou com a parceria de longa data com Roberto César, ex-repórter do Cidade 190 e apresentador do Cidade Alerta Ceará, falecido em meados de 2016. “A gente fez uma matéria mostrando o lado do rico e do pobre. A TV Cidade alugou uma limusine e eu fiz papel de um árabe. O nosso saudoso Roberto cobria a matéria e a gente foi até um hospital particular, eu fingindo ser um árabe que tinha passado mal em um avião. Só perceberam que era o Águia quando eu já estava rodeado de médicos. Depois mostramos o lado do pobre, como ele é tratado”, relembra.

“Fiz matérias de cueca mostrando como o povo é roubado. Passou na Record, em todos os programas. Em outras matérias, eu gravei saindo de um caixão para mostrar para o jovem qual é o destino de quem escolhe o crime”, relembrou o comunicador.

Leia também | Homenagens e muita saudade: confira a última aparição de Águia Dourada na TV

Fonte: gcmais.com.br