Início » Blog » São Benedito, na Serra da Ibipiaba, registra 16,4ºC, menor temperatura do Ceará nesta quinta (17)
Ceará

São Benedito, na Serra da Ibipiaba, registra 16,4ºC, menor temperatura do Ceará nesta quinta (17)

sao-benedito,-na-serra-da-ibipiaba,-registra-16,4oc,-menor-temperatura-do-ceara-nesta-quinta-(17)
São Benedito, na Serra da Ibipiaba, registra 16,4ºC, menor temperatura do Ceará nesta quinta (17)

O município de São Benedito, na Serra da Ibiapaba, registrou a menor temperatura do estado do Ceará nesta quinta-feira (17), com 16,4°C. Em seguida, destacam-se também os municípios de Penaforte (17,4°C), Poranga (17,9°C), Tejuçuoca (18°C) e Piquet Carneiro (18,1°C). As informações são do monitoramento feito pela Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos do Estado do Ceará (Funceme).

>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

Inverno de 2025

O Hemisfério Sul, que engloba todo o estado do Ceará, está atualmente na estação de inverno, que teve início em 20 de junho e vai até 22 de setembro, marcando o período com menor incidência de sol e a chegada de massas de ar frio vindas do sul do continente. No Ceará, embora o estado esteja em uma região tropical, algumas áreas podem sentir os efeitos da estação com quedas pontuais de temperatura.

A Funceme destaca que, quanto mais próximo da Linha do Equador, menor é a diferença de temperaturas entre o verão e o inverno. Com isso, a chegada da nova estação não interfere tanto nas temperaturas do Ceará – todavia, o litoral e as áreas de serra podem apresentar registros de mínimas mais baixas durante o período, principalmente entre madrugada e manhã.

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o inverno no Nordeste, incluindo o Ceará, é caracterizado por um período menos chuvoso, mas com possibilidade de incursões de frentes frias que podem provocar episódios de friagem, especialmente nas regiões serranas e mais elevadas do estado.

As regiões do Maciço de Baturité, Ibiapaba e o Sertão Central também estão entre as mais propensas a apresentar temperaturas mais baixas durante o inverno, com noites e madrugadas mais frias, principalmente entre os meses de julho e agosto. Nessas áreas, a combinação da altitude e da entrada de massas de ar frio pode ocasionar sensação térmica abaixo do habitual para o estado.

Leia também | Mesmo com chuvas recentes, reservatórios do Ceará seguem com 54% da capacidade total

São Benedito, na Serra da Ibipiaba, registra 16,4ºC, menor temperatura do Ceará nesta quinta (17)

Fonte: gcmais.com.br