Início » Blog » Secretária de Cultura do Ceará, Luisa Cela se filia ao PT em cerimônia em Fortaleza
Ceará

Secretária de Cultura do Ceará, Luisa Cela se filia ao PT em cerimônia em Fortaleza

secretaria-de-cultura-do-ceara,-luisa-cela-se-filia-ao-pt-em-cerimonia-em-fortaleza
Secretária de Cultura do Ceará, Luisa Cela se filia ao PT em cerimônia em Fortaleza

A secretária de Cultura do Estado do Ceará, Luisa Cela, se filiou ao PT neste domingo (9), em cerimônia realizada em Fortaleza, com correligionários e aliados.

“Uma alegria me filiar hoje ao PT junto com outras 13 grandes mulheres, gestoras culturais, comunicadoras e artistas espalhadas por todo o Ceará. Pra mim, a política só tem sentido se ela for parte de uma luta coletiva. E foi no Partido dos Trabalhadores que eu percebi como a luta política é importante para se fazer uma vida melhor para todas as pessoas!”, disse ela em publicação nas redes sociais.

>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<

O evento contou com a presença de diversas lideranças políticas locais, como o prefeito Evandro Leitão, o deputado federal José Guimarães, além de outros parlamentares e dirigentes partidários. Além de Luísa, outras 13 mulheres ligadas à cultura também se filiaram ao partido durante a cerimônia.

Em publicação nas redes na ocasião da filiação, o deputado estadual Guilherme Sampaio (PT) adiantou que ela deverá ser pré-candidata a deputada federal pela legenda, para a eleição de 2026.

Luísa Cela, que é filha da ex-governadora Izolda Cela (PSB), voltou ao PT após um período filiada ao PSB, partido pelo qual havia tido perspectivas eleitorais, como a possibilidade de disputar uma vaga de vice-prefeita de Fortaleza na chapa do prefeito Evandro Leitão – o que não se concretizou.

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

“Gostaria de agradecer a cada um e a cada uma que participou junto comigo deste momento muito especial. Volto ao PT com o coração leve e feliz”, escreveu ela ainda, também nas redes.

Perfil

Desde 2013, Luisa Cela de Arruda Coelho atua no campo das políticas culturais e cidadania cultural. Ela é formada em Psicologia pela Universidade Federal do Ceará (UFC), com mestrado em Saúde da Família, também pela UFC. Tem ainda especialização em Arteterapia pelo Instituto Aquila. Foi diretora de Direitos Humanos do Instituto Cuca, entre 2014 e 2016, e diretora de Cidadania Cultural no Instituto Dragão do Mar. Em 2017, foi presidente do Instituto Ecoa, em Sobral. Atuou como secretária-executiva da Secult na gestão de Camilo Santana. Antes de assumir como secretária de Cultura, atuava no Consórcio Nordeste.

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

PT em 2026

O Partido dos Trabalhadores, com a filiação, adianta articulações para as eleições de 2026, na intenção de ampliar a presença no Legislativo – após já ter ampliado o número de prefeituras, no Ceará, durante o pleito de 2024. Além das eleições de deputados, o PT cearense tem como norte para o ano eleitoral a reeleição do governador Elmano de Freitas.

Embora a posição de candidato a governador esteja cristalizada na figura de Elmano, os demais espaços para candidaturas majoritárias seguem sendo lacunas nas articulações locais. As posições de vice e de senador, em particular, seguem movimentando os bastidores, inclusive com circulação de nomes de outros partidos da base aliada. Os candidatos deverão ser definidos até meados do ano que vem, antes das convenções partidárias.

Leia também | Chagas Vieira rebate Ciro Gomes após fala sobre Cid Gomes e Capitão Wagner

Fonte: gcmais.com.br