Início » Blog » Seduc abre Sistema de Matrículas para alunos novatos em escolas da rede estadual no Ceará
Ceará

Seduc abre Sistema de Matrículas para alunos novatos em escolas da rede estadual no Ceará

seduc-abre-sistema-de-matriculas-para-alunos-novatos-em-escolas-da-rede-estadual-no-ceara
Seduc abre Sistema de Matrículas para alunos novatos em escolas da rede estadual no Ceará

Já está disponível o sistema de matrículas na rede pública estadual, da Secretaria da Educação do Estado do Ceará (Seduc), para alunos novatos nas escolas da rede pública estadual. Segundo divulgado, o objetivo é atender pais ou responsáveis que já realizaram cadastro no período previsto no edital e cujos filhos não foram contemplados nos processos seletivos.

A medida possibilita a escolha de uma nova opção de escola regular, que tenha oferta de vaga disponível, para realização da matrícula de seus filhos. Para isso, deve-se observar a disponibilidade de vagas.

O sistema foi aberto neste domingo (25) e continua disponível até a próxima quarta-feira (28), às 15 horas. A Seduc informa ainda que, durante esse período, o sistema também aceitará o cadastramento de pais e responsáveis que ainda não tinham se cadastrado, para matricular alunos nas escolas regulares. Da mesma forma, os interessados devem observar as escolas que apresentam disponibilidade de vagas.

Conforme a secretária executiva do Ensino Médio e Profissional, Jucineide Fernandes, todos os jovens serão atendidos na rede pública estadual de ensino em Fortaleza e no interior do estado, para o ano letivo de 2026.

>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<

Matrícula 2026

Antes do início das matrículas, foram divulgadas informações relativas ao processo. Para os estudantes residentes em Fortaleza, a Seduc realiza essa ação pela internet, com opções de acesso por meio do aplicativo ou do sistema Matrícula On-Line, para as escolas regulares. No Interior, as matrículas são realizadas nas próprias unidades de ensino da rede estadual.

Etapas

O processo foi dividido em três fases sequenciais: matrícula de estudantes veteranos (apenas confirmação da matrícula na mesma escola, pois a vaga já foi assegurada), remanejamentos interno (solicitação de vaga em outra escola) e externo (alunos vindos das redes municipais), e matrícula de novatos (novas matrículas na rede estadual).

>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

Matrículas – informações para estudantes de Fortaleza e do interior do Ceará

Para os estudantes residentes em Fortaleza, a principal novidade é o lançamento do aplicativo “Matrícula Online SEDUC-CE”, já disponível para os sistemas Android e iOS, desenvolvido com tecnologia cedida pela Empresa de Tecnologia da Informação do Ceará (Etice). A alternativa traz mais facilidade por meio da transformação digital. O ano letivo de 2026 para a rede estadual começa no próximo dia 4 de fevereiro.

Para auxiliar no entendimento de pais e alunos interessados na plataforma on-line, a Seduc disponibilizou um documento com o passo a passo a ser feito no aplicativo.

Além desta forma, o processo de matrícula dos estudantes poderá ser feito no computador, por meio do Sistema de Matrícula Online da Seduc. Para garantir que todas as famílias tenham acesso ao procedimento, as unidades escolares deverão disponibilizar computadores e oferecer suporte às pessoas que necessitarem de auxílio para realizar a matrícula.

O processo foi dividido em três fases sequenciais: matrícula de estudantes veteranos (confirmação da matrícula na mesma escola), remanejamentos interno (solicitação de vaga em outra escola) e externo (alunos vindos das redes municipais), e matrícula de novatos (novas matrículas na rede estadual). Em Fortaleza, todas essas etapas são realizadas exclusivamente pela internet, tanto pelo site oficial da matrícula quanto pelo aplicativo disponível para dispositivos móveis. No caso das Escolas Estaduais de Educação Profissional (EEEP) da capital, o processo seletivo de estudantes também é conduzido pelo Sistema de Matrícula Online.

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

O princípio da equidade é eixo central do processo e garante que populações prioritárias façam matrícula antes do público geral. Entre os grupos contemplados estão pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), estudantes da Educação Especial — incluindo pessoas com deficiência, Transtornos Globais do Desenvolvimento (TGD) e Altas Habilidades/Superdotação —, dependentes de mulheres vítimas de violência doméstica e familiar, além de jovens em condições de vulnerabilidade social. Em Fortaleza, a matrícula deste público ocorreu de 15/12/2025 a 14/01/2026, com o processamento e divulgação da efetivação da matrícula ocorrendo em 15/01/2026. No interior, a matrícula dos grupos prioritários foi de 6 a 7 de janeiro de 2026.

A matrícula dos alunos veteranos é automática. Em Fortaleza, esta fase ocorreu de 15 a 31 de dezembro de 2025. Já no interior, aconteceu entre os dias 22 e 31 do mesmo mês. É necessário que o estudante maior de 18 anos ou o responsável acompanhe o processo junto à escola.

Seleção de novatos para as EEEPs

Acesse abaixo as informações sobre o processo de inscrição para o ingresso de estudantes na 1ª série do Ensino Médio em 2026 nas Escolas Estaduais de Educação Profissional (EEEPs):

Escolas Profissionais de Fortaleza lançam editais de inscrição para matrícula de novatos

Governo do Ceará abre inscrições para ingresso na 1ª série das EEEPs no interior

Veja também a portaria de matrícula para o ano letivo de 2026.

Acesse a cartilha que orienta famílias sobre matrícula na rede estadual em 2026

Leia também | Uece divulga edital de isenção da taxa do Vestibular 2026.2

Fonte: gcmais.com.br