O sistema do Cadastro Único (CadÚnico) estará temporariamente fora do ar em todo o Brasil nesta sexta-feira, 12 de setembro, devido a um processo de manutenção programada. Durante esse período, não será possível realizar atualizações cadastrais nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), Vapt-Vupt, Centros Pop, Regionais e na Casa do Cidadão. A paralisação também poderá afetar o funcionamento de serviços digitais, como o aplicativo Meu CadÚnico, que poderá apresentar instabilidade.
>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<
A suspensão temporária é uma medida regular adotada pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), órgão responsável pela coordenação do sistema. A interrupção ocorre mensalmente para permitir que a Dataprev realize a extração da base nacional de dados do CadÚnico — uma etapa técnica essencial para garantir a consistência, integridade e segurança das informações que alimentam os programas sociais do governo federal.
O Cadastro Único é a principal ferramenta de identificação de famílias em situação de vulnerabilidade social no Brasil, permitindo o acesso a programas como o Bolsa Família, o Benefício de Prestação Continuada (BPC), o Auxílio Gás e a Tarifa Social de Energia Elétrica. A base de dados também serve de referência para políticas públicas de saúde, educação e habitação. Por isso, a atualização correta e periódica das informações é fundamental para a continuidade dos benefícios.
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
De acordo com o MDS, a extração mensal permite o cruzamento das informações com outras bases oficiais, como o Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS) e a Receita Federal, contribuindo para evitar fraudes e pagamentos indevidos. A atualização dos dados no CadÚnico deve ser feita a cada dois anos, ou sempre que houver alterações na renda, composição familiar, endereço ou situação de trabalho dos integrantes da família.
O atendimento ao público referente ao Cadastro Único será retomado normalmente na próxima segunda-feira, 15 de setembro. O MDS reforça que é responsabilidade do titular do cadastro manter os dados atualizados, sob risco de bloqueio ou cancelamento dos benefícios. Para mais informações, os usuários podem acessar os canais oficiais do governo federal ou procurar o CRAS mais próximo após a normalização do sistema.
Leia também | Ceará destina R$ 20 milhões para empresas afetadas pelo tarifaço dos EUA
>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<
Fonte: gcmais.com.br