Início » Blog » Tartaruga presa em armadilha é resgatada no mar de Fortim, litoral do Ceará
Ceará

Tartaruga presa em armadilha é resgatada no mar de Fortim, litoral do Ceará

tartaruga-presa-em-armadilha-e-resgatada-no-mar-de-fortim,-litoral-do-ceara
Tartaruga presa em armadilha é resgatada no mar de Fortim, litoral do Ceará

Uma tartaruga marinha foi resgatada no litoral leste do Ceará, na área do mar de Fortim. O animal estava preso a uma armadilha de pesca, lutando para se libertar. Homens em um píer e em um barco se uniram para puxar a estrutura e tentar salvar a tartaruga que se debatia na água.

A tartaruga resgatada em Fortim estava com uma das nadadeiras enredada por um dos cordões da armadilha. Usando um canivete, os resgatadores conseguiram cortar os fios e libertar a tartaruga, que rapidamente nadou para longe após ser solta.

>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<

O número de resgate pode ser maior com a colaboração das comunidades litorâneas. No caso de ocorrências de encalhes de tartarugas e outros animais marinhos, a ocorrência deve ser avisado à Semace pelo telefone (85) 3254.3083 ou 0800.275.22.33 ou pelo e-mail atendimento.fauna@semace.ce.gov.br.

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

Corpo de Bombeiros do Ceará resgata 5.284 animais em 2024

O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) registrou um aumento de 5,47% no número de animais resgatados entre janeiro e maio de 2024, comparado ao mesmo período do ano anterior. Nos primeiros cinco meses deste ano, foram resgatados 5.284 animais em todo o estado, em comparação com 5.010 resgates em 2023.

Dentre os animais mais resgatados pelos bombeiros, destacam-se serpentes, felinos, cassacos, iguanas e cães. Em maio, foram resgatadas 792 serpentes do tipo jiboia, tornando-se o animal com maior número de ocorrências no período. Além disso, os bombeiros resgataram 111 gatos, 80 cassacos, 78 iguanas e 57 cães.

O CBMCE destaca a importância de manter distância de animais silvestres, especialmente serpentes, e adota medidas preventivas como tampar poços, cercar e sinalizar áreas de risco, além de fechar corredores estreitos, para evitar quedas e aprisionamento de animais e pessoas nesses locais.

Leia também | Aprovados do CNH Popular 2023 começam a ser atendidos nesta segunda-feira (1º), no Detran-CE

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

Fonte: gcmais.com.br