Início » Blog » Terremoto no mar do Caribe é registrado neste domingo e Cuba é atingida por tremor de magnitude 5,5
Ceará

Terremoto no mar do Caribe é registrado neste domingo e Cuba é atingida por tremor de magnitude 5,5

terremoto-no-mar-do-caribe-e-registrado-neste-domingo-e-cuba-e-atingida-por-tremor-de-magnitude-5,5
Terremoto no mar do Caribe é registrado neste domingo e Cuba é atingida por tremor de magnitude 5,5

Um terremoto de magnitude 5,5 atingiu Cuba neste domingo (8), provocando apreensão entre moradores de regiões próximas ao epicentro. O abalo sísmico foi confirmado pelo Centro Sismológico Europeu-Mediterrâneo (EMSC, na sigla em inglês) e ocorreu no mar do Caribe, a uma profundidade aproximada de 15 quilômetros.

Inicialmente, o EMSC havia informado que o tremor alcançou magnitude 5,9 na escala Richter. No entanto, após análises mais detalhadas dos dados sísmicos, a instituição revisou a magnitude para 5,5. Mesmo com a correção, o evento é considerado de intensidade moderada e suficiente para ser sentido em áreas costeiras próximas.

>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<

De acordo com os dados divulgados, o terremoto ocorreu a cerca de 92 quilômetros da cidade de Guantánamo e aproximadamente 52 quilômetros de Baracoa, ambas localizadas no leste de Cuba. A profundidade relativamente rasa do abalo contribuiu para que o tremor fosse percebido por moradores da região, embora até o momento não haja registro oficial de danos estruturais ou vítimas.

As autoridades cubanas seguem monitorando a situação, assim como centros internacionais de sismologia, para avaliar possíveis réplicas e garantir a segurança da população. Até o início da tarde deste domingo, não havia relatos de mortos, feridos ou prejuízos significativos à infraestrutura local, segundo informações preliminares.

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

Além do terremoto registrado em Cuba, o Centro Sismológico Europeu-Mediterrâneo informou que outros tremores de menor intensidade foram detectados em diferentes partes do mundo nas últimas horas. Entre as regiões citadas estão áreas da Indonésia, Filipinas, Polônia, República Checa e o norte da Itália. Esses eventos, no entanto, não apresentam relação direta entre si e fazem parte da atividade sísmica natural do planeta.

Cuba está situada em uma área influenciada por placas tectônicas, o que explica a ocorrência ocasional de abalos sísmicos, principalmente na região oriental do país. Embora terremotos de grande magnitude não sejam frequentes, tremores moderados como o registrado neste domingo fazem parte do histórico geológico da ilha.

Especialistas reforçam que, mesmo na ausência de danos imediatos, é importante que a população siga orientações das autoridades locais e mantenha atenção a possíveis novos tremores. O monitoramento continua nas próximas horas para garantir respostas rápidas em caso de qualquer alteração no cenário.

Leia também| Aniversário do PT reúne Lula, Camilo, Elmano, Evandro e Chagas em ato político na Bahia

Fonte: gcmais.com.br