Início » Blog » Toty: aplicativo que une Terapia e Inteligência Artificial ajuda crianças com autismo
Ceará

Toty: aplicativo que une Terapia e Inteligência Artificial ajuda crianças com autismo

toty:-aplicativo-que-une-terapia-e-inteligencia-artificial-ajuda-criancas-com-autismo
Toty: aplicativo que une Terapia e Inteligência Artificial ajuda crianças com autismo

A tecnologia tem desempenhado um papel cada vez mais importante no tratamento de crianças e adultos com Transtorno do Espectro Autista (TEA), e um exemplo inovador disso é o Toty, um aplicativo que combina inteligência artificial e terapia ocupacional para criar ambientes virtuais simulando situações cotidianas. O aplicativo foi desenvolvido para ajudar crianças com autismo a adquirirem habilidades para lidar com tarefas diárias de forma mais eficiente e com maior independência.

De acordo com Clarissa Leão, diretora assistencial da iniciativa, a ideia do Toty surgiu da necessidade de proporcionar mais horas de terapia e estímulo a crianças autistas, algo que, por muitas vezes, não é possível de ser feito nas terapias tradicionais. “Essa nossa realidade de conviver com pessoas autistas, crianças, adolescentes e adultos, fez com que percebêssemos a necessidade de oferecer mais oportunidades de estimulação fora das sessões convencionais. O Toty veio para preencher esse espaço, permitindo que as famílias e os profissionais possam estender as terapias no ambiente doméstico”, explica Clarissa.

>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<

O aplicativo oferece ambientes virtuais que imitam cenários do cotidiano, como o quarto, a cozinha, o banheiro e até situações externas, como ir ao hospital, fazer compras e até viajar de avião. Essas simulações ajudam as crianças a aprenderem como lidar com diferentes situações que podem ser desafiadoras, especialmente para aquelas com dificuldades em mudanças de rotina.

Toty: aplicativo que une Terapia e Inteligência Artificial ajuda crianças com autismo

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por GCMAIS (@gcmais)

O Toty adota um sistema de pontuação e recompensas, o que motiva as crianças a realizarem tarefas cotidianas dentro dos cenários virtuais. Ao completar as atividades, os usuários ganham pontos que ajudam a aumentar sua confiança e estimular a independência. Valéria Marçal, terapeuta ocupacional, observa que o app traz uma dimensão lúdica ao processo terapêutico, permitindo que a criança aprenda de maneira divertida e sem a pressão do mundo real.

“Quando a criança realiza tarefas em um ambiente virtual familiar, ela já conhece as etapas necessárias para realizar a atividade de forma mais independente. O objetivo é que, ao se deparar com essas situações no mundo real, ela já tenha uma bagagem de conhecimento e confiança”, afirma Valéria.

Kariny Machado, administradora e mãe do pequeno Pedro, de 10 anos, tem acompanhado de perto os benefícios que o Toty trouxe para a vida do filho. Pedro, que tem TEA, começou a usar o aplicativo recentemente e já percebeu melhorias na realização das tarefas diárias.

“Vendo no aplicativo como ele deve fazer as atividades, ele se organiza melhor em casa. Ele tem aprendido a se organizar e até ajuda nas tarefas diárias. Isso é um grande avanço para ele, e para mim também”, conta Kariny, que destaca o impacto positivo do Toty na rotina do filho, oferecendo-lhe mais autonomia e autoconfiança.

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<< 

Desenvolvido para crianças com TEA a partir dos 4 anos, o Toty já está disponível para download nas principais lojas de aplicativos. No entanto, ele não substitui as terapias convencionais, sendo uma ferramenta complementar que amplia as rotinas e vivências das crianças, permitindo-lhes praticar e vivenciar o que aprenderam nas sessões terapêuticas.

Silviane Andrade, diretora-executiva do projeto, destaca a importância do aplicativo no contexto da terapia ocupacional e do uso da tecnologia. “O Toty vem para somar às terapias tradicionais, trazendo um metaverso que simula situações cotidianas. As crianças, especialmente aquelas com autismo, podem experimentar atividades que para elas seriam aterrorizantes, como ir ao médico ou tomar uma vacina, tudo em um ambiente seguro e controlado”, explica Silviane.

A inclusão de atividades do dia a dia, como ir ao supermercado, fazer compras e se locomover em transportes públicos, visa generalizar o aprendizado para que as crianças possam aplicar o que aprenderam no aplicativo em suas rotinas reais.O Futuro das Terapias Tecnológicas para o TEA

Como acessar o Toty?

  • Disponibilidade: O Toty está disponível para download nas principais lojas de aplicativos (Google Play e App Store).
  • Público-alvo: Crianças a partir de 4 anos com diagnóstico de Transtorno do Espectro Autista (TEA).
  • Objetivo: Auxiliar no desenvolvimento de habilidades do dia a dia e aumentar a independência de crianças neurodivergentes por meio de terapias baseadas em inteligência artificial.

Leia também | Chip anticoncepcional: mais de 600 adolescentes já usaram método em Fortaleza; entenda

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<< 

Fonte: gcmais.com.br