Início » Blog » Trafegar em ruas alagadas pode causar danos aos veículos; especialistas alertam para riscos
Fortaleza

Trafegar em ruas alagadas pode causar danos aos veículos; especialistas alertam para riscos

trafegar-em-ruas-alagadas-pode-causar-danos-aos-veiculos;-especialistas-alertam-para-riscos
Trafegar em ruas alagadas pode causar danos aos veículos; especialistas alertam para riscos

As fortes chuvas registradas nas últimas horas deixaram ruas e avenidas completamente alagadas em diferentes bairros da cidade. Imagens do Conjunto Esperança e da Serrinha mostram carros quase submersos, motoristas tentando atravessar pontos críticos e um cenário de alto risco para acidentes e prejuízos mecânicos.

Segundo especialistas, dirigir em áreas alagadas pode provocar danos graves aos veículos, especialmente ao motor. O mecânico Felipe Silva explica que a água pode ser aspirada pelo sistema de admissão, causando o chamado calço hidráulico — uma falha severa que pode levar à perda total do motor. “O motor funciona com fogo, combustível e ar. Então esse ar que é aspirado para dentro da câmara de combustão vai proporcionar uma quebra, danos, podendo trazer realmente a substituição de todo o motor”, alerta.

Risco de danos elétricos e falhas posteriores

Além do motor, o sistema elétrico também é fortemente afetado pela água. Módulos, sensores e chicotes podem sofrer curto-circuito ou apresentar falhas que, muitas vezes, só surgem dias depois do alagamento. “Todo o sistema elétrico do veículo tem módulos, sensores e instalações. A água, com certeza, pode proporcionar problemas de imediato, em curto prazo ou até posteriormente”, explica Felipe Silva.

Os freios são outro ponto de atenção. Com a presença de água, a eficiência da frenagem diminui, aumentando significativamente o risco de colisões. Em situações mais graves, a força da correnteza pode arrastar o veículo, fazer o carro afundar e colocar em risco a vida dos ocupantes, com possibilidade inclusive de afogamento.

Orientações para evitar prejuízos

A principal recomendação dos especialistas é evitar ao máximo atravessar ruas alagadas. Caso o veículo seja atingido pela água e apresente pane, o motorista não deve tentar dar a partida, pois isso pode agravar ainda mais os danos mecânicos. “Se ele morreu, com certeza pode ter sido uma pane ou já iniciando um calço hidráulico. Se forçar, vai quebrar mais, vai gerar mais custos, mais peças a serem adicionadas no orçamento da oficina”, reforça o mecânico.

Nessas situações, a orientação é acionar o seguro ou um serviço de reboque e levar o veículo para uma avaliação técnica especializada. A atitude pode evitar prejuízos maiores e até a perda total do automóvel.

Quem já enfrentou esse tipo de situação relata que aprendeu com a experiência. O empreendedor Lamartine de Moura Júnior conta que, após sofrer prejuízos ao atravessar ruas alagadas, passou a agir com mais cautela. “Já passei algumas vezes em algumas águas, algumas ruas que estavam alagadas. Passei, tive prejuízo. Hoje em dia eu não arrisco mais. Se eu vejo que está alagado e não tiver outro caminho, eu aguardo, encosto em algum lugar, que é a melhor solução”, conclui.

>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<

Leia também | Trio é preso por operar drone com celulares e drogas perto de presídios no Ceará

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

 

Fonte: gcmais.com.br