Três homens foram mortos a tiros no município de Maranguape, na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF), por dois indivíduos que se aproximaram em uma motocicleta. A ocorrência se deu na Travessa Gama, no bairro Guabiraba.
As vítimas estavam reunidas consumindo bebidas alcoólicas, quando foram surpreendidas por suspeitos armados. De acordo com informações colhidas no local pela equipe de reportagem da TV Cidade Fortaleza, dois homens chegaram em uma motocicleta e um deles desceu efetuando diversos disparos em direção às três vítimas.
>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<
Há ainda relatos de que um carro dava apoio à ação criminosa, fugindo do local logo em seguida. As vítimas foram identificadas como Gustavo Costa da Silva, 24 anos, que trabalhava como motociclista por aplicativo e era usuário de drogas; Marcos Vinícius, que havia deixado uma clínica de reabilitação há apenas três dias; e Matheus, também morador da região. Todos eram conhecidos no bairro e, segundo moradores, faziam uso de drogas.
A principal linha de investigação aponta que o crime tem ligação com uma dívida com o tráfico de drogas, que teria motivado as execuções. A Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE) deve aprofundar as apurações para identificar os autores e esclarecer todos os detalhes da ação.
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
SSPDS
Em nota, a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) informa que equipes da Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE), por meio do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), e da Polícia Militar do Ceará (PMCE), estão em diligências nesta quinta-feira (20), relacionadas a uma ocorrência que resultou em três homicídios, registrados no município de Maranguape – Área Integrada de Segurança 24 (AIS 24) do estado. Durante as diligências, uma pessoa foi conduzida e presta depoimento. Além da PMCE e da PCCE, a Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce) também foi acionada. A ocorrência está em andamento.
Escalada de violência
Moradores de Maranguape vêm relatando aumento de casos de violência, ao longo das últimas semanas. O relatório técnico do Departamento de Repressão ao Crime Organizado (DRCO) da Polícia Civil do Estado do Ceará(PCCE) apontou o município como um dos que mais registram casos de expulsão de moradores no estado, ficando atrás apenas de Fortaleza.
Além das expulsões, a cidade tem enfrentado uma sequência de homicídios e disputas entre facções criminosas, que vêm alterando profundamente o cotidiano dos moradores.
>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<
Somente no mês passado, oito pessoas foram assassinadas em Maranguape. Entre as vítimas, estava um jovem entregador, que teria sido morto por se envolver com a ex-namorada de um traficante. Em setembro, o número foi ainda maior: 10 homicídios.
Além das mortes, outro fenômeno grave tem se expandido: as expulsões de famílias inteiras de suas casas por organizações criminosas. Em uma vila próxima ao Centro, todas as residências foram esvaziadas. Segundo as autoridades, os antigos moradores foram obrigados a sair após uma disputa por território entre facções.
O relatório do Departamento de Repressão ao Crime Organizado mostra que até o início de novembro Maranguape somava ao menos 19 casos de expulsão – 11 deles apenas no bairro Novo Maranguape. As demais ocorrências se espalham pelos bairros Gavião, Maranguape II, Outra Banda e Parque São João.
Leia também | Operação contra facção criminosa bloqueia R$ 36 milhões e apreende carros de luxo no Ceará
Fonte: gcmais.com.br












