Início » Blog » Trump diz que EUA vão administrar a Venezuela até transição “pacífica”
Ceará

Trump diz que EUA vão administrar a Venezuela até transição “pacífica”

trump-diz-que-eua-vao-administrar-a-venezuela-ate-transicao-“pacifica”
Trump diz que EUA vão administrar a Venezuela até transição “pacífica”

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou neste sábado (3) que os EUA vão administrar a Venezuela de forma interina até que seja realizada uma transição considerada “adequada, justa e legal”. A declaração foi feita durante um pronunciamento oficial em que Trump detalhou a operação militar norte-americana que resultou na captura do presidente venezuelano Nicolás Maduro e de sua esposa.

>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<

Segundo Trump, os EUA vão administrar a Venezuela temporariamente com o objetivo de conduzir o país a um novo processo político. “Nós vamos administrar o país até o momento em que pudermos, temos certeza de que haverá uma transição adequada, justa e legal. Queremos liberdade e justiça para o grande povo da Venezuela”, afirmou o presidente norte-americano durante o discurso.

A declaração ocorre após meses de especulações sobre a intensificação da presença militar dos Estados Unidos na região do Caribe. De acordo com Trump, forças norte-americanas realizaram neste sábado ataques a diversos pontos de Caracas, capital da Venezuela, e capturaram Nicolás Maduro e a esposa durante a madrugada. O presidente dos Estados Unidos afirmou que o casal foi levado para Nova York a bordo de um navio de guerra da Marinha norte-americana.

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

Durante o pronunciamento, Trump voltou a reforçar que os EUA vão administrar a Venezuela até que seja possível implementar uma transição política. Ele afirmou que o governo norte-americano atuará diretamente na reorganização institucional do país e indicou que decisões sobre o futuro político venezuelano ainda estão em avaliação.

Além da questão política, Trump anunciou que petroleiras norte-americanas passarão a atuar em solo venezuelano. Segundo o presidente, grandes companhias dos Estados Unidos investirão bilhões de dólares para recuperar a infraestrutura do setor petrolífero da Venezuela. “Nossas gigantescas companhias petrolíferas dos Estados Unidos vão entrar, gastar bilhões de dólares, consertar a infraestrutura petrolífera que está em péssimo estado e começar a gerar lucro para o país”, declarou.

Leia também | Aumento do imposto sobre gasolina, diesel e gás de cozinha entra em vigor nesta quinta-feira (1º)

Trump afirmou ainda que a indústria petrolífera venezuelana foi construída com participação norte-americana no passado e que teria sido “tomada” pelo regime socialista.

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

Fonte: gcmais.com.br