A Prefeitura de Fortaleza promove, no dia 8 de novembro, o segundo Dia D da Campanha de Vacinação Antirrábica 2025. A ação tem como meta imunizar mais de 400 mil animais, entre cães e gatos, contra a raiva, doença contagiosa que também pode atingir humanos e apresenta quase 100% de letalidade.
>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<
As vacinas estarão disponíveis das 8h às 17h em 120 pontos localizados nas Regionais 2, 4 e 6 da cidade. O primeiro Dia D da campanha atendeu as Regionais 1, 3 e 5, totalizando mais de 250 pontos de vacinação.
A imunização é indicada para cães e gatos a partir de três meses de idade, exceto fêmeas gestantes ou animais debilitados ou em recuperação de doenças. Os cães devem ser levados com coleira e, se necessário, focinheira; os gatos devem ser transportados em caixas adequadas. A condução dos animais deve ser feita por adultos.
Imunização durante o ano
Além da campanha, a vacina continua disponível ao longo do ano no Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), na Rua Betel, 2890 – Itaperi, de domingo a domingo, das 8h às 17h, e nas Unidades de Vigilância de Zoonoses (UVZ) em diversos postos de saúde da cidade:
- Posto de Saúde Aída Santos (Rua Trajano de Medeiros, 813 – Vicente Pinzón)
- Posto de Saúde João Medeiros (Av. Dom Aloísio Lorscheider, 982 – Vila Velha)
- Posto de Saúde Paulo Marcelo (Rua 25 de Março, 607 – Centro)
- Posto de Saúde Maciel de Brito (Rua 602, 2 – Conj. Ceará)
- Posto de Saúde Messejana (Rua Coronel Dionísio Alencar, 264 – Messejana)
- Box de Zoonose Autran Nunes (Av. da Liberdade, 65 – Autran Nunes)
- Box de Zoonose Conjunto Ceará (Av. A, s/n – Conjunto Ceará)
O funcionamento das UVZ é de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
Vacinação contra a raiva em Fortaleza
Em 2024, Fortaleza vacinou 295.144 animais, sendo 194.423 cães e 100.721 gatos. Até agosto deste ano, 40.181 animais já haviam sido imunizados.
Sinais da doença
Entre os sintomas da raiva em animais estão mudanças de comportamento, agressividade, salivação intensa e recusa em se alimentar ou beber água. Nos estágios avançados, a doença provoca convulsões e paralisias, podendo levar à morte.
Leia também | Fortaleza terá Faixa Azul em testes para motociclistas em duas avenidas, anuncia Evandro Leitão
>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<
Fonte: gcmais.com.br