Início » Blog » Ventos fortes atraem praticantes de kitesurf a praia do Cumbuco e movimentam economia
Ceará

Ventos fortes atraem praticantes de kitesurf a praia do Cumbuco e movimentam economia

ventos-fortes-atraem-praticantes-de-kitesurf-a-praia-do-cumbuco-e-movimentam-economia
Ventos fortes atraem praticantes de kitesurf a praia do Cumbuco e movimentam economia

Os ventos fortes do Ceará não apenas aliviam o calor intenso da região, mas também se tornam um atrativo turístico que movimenta significativamente a economia local. A Praia do Cumbuco, localizada em Caucaia, Região Metropolitana de Fortaleza, se transforma em um ponto de encontro para praticantes de kitesurf durante o segundo semestre do ano. A infraestrutura da região, que inclui hotéis, barracas e diversas opções de passeios, oferece suporte ideal para os visitantes.

A praia do Cumbuco é um cenário que se beneficia das condições naturais favoráveis para a prática do esporte. “Aqui a gente tem muita sorte pela posição geográfica da praia e pela constância do vento. Temos um vento maral, que sopra do mar para a terra, garantindo que qualquer pane no equipamento mantenha o kitesurfista sempre em terra, o que favorece muito a segurança”, explica Edgar da Silva, instrutor de kitesurf.

>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<

O kitesurf é um esporte democrático, atraente para todas as idades. O Cumbuco, conhecido por sediar competições mundiais, possui 40 escolas e 120 instrutores credenciados. O município também quebrou um recorde mundial ao reunir mil kitesurfistas velejando simultaneamente. “Temos crianças de 8 anos a pessoas de 70 praticando kite. Cada um se diverte à sua maneira, seja pulando, deslizando ou participando de eventos como o Downwind, que pode levar um praticante da Praia do Cumbuco até o Maranhão apenas com o vento como combustível”, destaca o instrutor.

A alta temporada em Cumbuco vai de julho até o Carnaval, atraindo turistas de todo o mundo e contribuindo para a movimentação econômica da região. As barracas de praia atendem a diferentes públicos e algumas precisaram contratar mais funcionários para lidar com o aumento da demanda, que é em grande parte estrangeira. “De toda a parte do mundo, Europa, etc., que faz movimentar nossa economia. Nesta barraca tradicional do Cumbuco, 50% a 60% dos clientes nos meses de agosto, setembro, outubro e novembro são estrangeiros. A estrutura de Cumbuco tem melhorado muito nos últimos dois anos, permitindo que recebamos bem turistas de todo o Brasil e do mundo”, afirma Alex Ritchie, proprietário de uma barraca local.

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

Os bugueiros também são beneficiados pela alta demanda durante este período. Com 189 profissionais credenciados, eles oferecem passeios pelos principais pontos turísticos da região, como a Lagoa do Parnamirim e a Lagoa do Cauípe. “Todos os bugueiros estão identificados, com placa vermelha e seguro para passageiros e para eles mesmos. Oferecemos passeios que incluem atrações como o Esquibunda, Jet-Ski e Banana Boat”, explica José Auri, diretor CEPROTUR.

A ocupação hoteleira no Cumbuco para a alta temporada é superior a 85%, quase 10% a mais do que no ano anterior, que registrou uma receita turística de quase 400 milhões de reais. A infraestrutura da região, incluindo saneamento básico, restaurantes e a duplicação da CE-090, além da construção de espigões no litoral de Icaraí, tem contribuído para esse crescimento.

Leia também | Febre Oropouche no Ceará: veja os sintomas e como prevenir a doença

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

Fonte: gcmais.com.br