Início » Blog » Vila do Mar transforma orla oeste de Fortaleza: de invasões a cartão-postal da cidade
Ceará

Vila do Mar transforma orla oeste de Fortaleza: de invasões a cartão-postal da cidade

vila-do-mar-transforma-orla-oeste-de-fortaleza:-de-invasoes-a-cartao-postal-da-cidade
Vila do Mar transforma orla oeste de Fortaleza: de invasões a cartão-postal da cidade

A Vila do Mar, com cinco quilômetros e meio de extensão, mudou completamente a paisagem da orla oeste de Fortaleza, abrangendo os bairros do Pirambu, Cristo Redentor e Barra do Ceará. Infraestrutura moderna, calçadão, espaços de lazer e esportes transformaram a região em um ponto de visitação e contemplação, atraindo moradores e turistas para passeios, exercícios e momentos de lazer à beira-mar.

>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<

O espaço também trouxe mais segurança para crianças e famílias, como destaca Tamires Brito, moradora da região:

“O espaço nos proporciona para as crianças segurança, por conta do espaço onde tem o calçadão para que elas possam correr, brincar e não ter o risco das ruas que têm os carros, as motocicletas, as bicicletas para elas não se acidentarem.” Judá Siano, mecânico do Jardim Iracema, acrescenta que sempre que pode aproveita o calçadão para se divertir sobre patins. “O calçadão permite desde um simples passeio, a prática de atividades físicas e diversão”, afirma.

A transformação da Vila do Mar começou a ganhar forma em 2006, durante a gestão da então prefeita Luiziane Lins, com projetos de revitalização e reassentamento de famílias, concluídos em sua primeira fase em 2012. Dona Hernilva Gomes, proprietária de um café na região, celebra o impacto das intervenções:

“Abre-se uma avenida com visão para o mar e com acesso. Os comerciantes barraqueiros tiveram a oportunidade de receber pessoas de outros bairros, que antes era mais só da comunidade mesmo, que não tinha acesso. A Vila do Mar traz esse acesso pra cá.”

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

A área também se tornou um ponto gastronômico e cultural, com destaque para o mercado de peixes e frutos do mar. Sâmia Marcelino, permissionária há sete anos, relembra as dificuldades anteriores: “A gente trabalhava no relento. Tipo hoje, como é um tempo de chuva, muito ruim a gente tentar tirar as coisas bem rápido, jogar dentro do carro, pra poder trabalhar, né? E agora não. Depois da intervenção, a gente ganhou esse box, que é a permissão de trabalhar, e mudou tudo de lá pra cá.” Para visitantes como Zila Rocha, de Iguatu, o espaço é um convite à contemplação: “Eu adoro o camarão, adoro a brisa do mar. Sempre que venho, eu tenho que vir aqui.”

O projeto Vila do Mar é resultado da resistência de comunidades locais que lutaram por décadas por dignidade e melhor qualidade de vida. A revitalização da orla oeste prova que intervenções estruturantes e sociais podem promover desenvolvimento, segurança e atração econômica, transformando antigas áreas de ocupação desordenada em um cartão-postal de Fortaleza.

Leia também | Parangaba: aldeamento indígena do século XVII deu origem a um dos bairros mais antigos de Fortaleza

>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

Fonte: gcmais.com.br