Com o retorno das aulas, a Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor) começa a realizar, a partir desta segunda-feira (5), a fiscalização de transportes escolares na capital. A ação visa conscientizar os motoristas a oferecer um serviço de qualidade, combatendo a condução irregular por veículos não credenciados.
A blitz educativa e operacional é parte da a campanha “Transporte Escolar Seguro” e será realizada nos turnos manhã e tarde em algumas escolas, durante o desembarque dos alunos. Na operação, os veículos cadastrados serão abordados, visando conscientizar os operadores e auxiliares sobre a necessidade da manutenção preventiva de seus veículos, garantindo um bom estado de conservação e oferecendo conforto e segurança aos estudantes.
>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<
Entre as exigências, serão requisitados os documentos de porte obrigatório, bem como a comprovação de atualização cadastral dos condutores e o laudo de vistoria atualizado. Caso haja irregularidades, o veículo pode ser apreendido.
A equipe de fiscalização também verifica itens obrigatórios nos veículos, como cintos de segurança em número correspondente ao de passageiros sentados; fecho interno de segurança nas portas; luz de freio elevada; faixa horizontal pintada ou película auto-adesiva não removível, na cor amarela, com 40cm de largura, à meia altura (em toda a extensão das partes laterais e traseiras da carroçaria), identificada como ESCOLAR em cor preta.
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
Consulta da situação do transporte escolar
Além disso, a campanha também visa conscientizar os pais e responsáveis a respeito da qualidade do serviço prestado pelos transportes escolares. Para checar se o veículo está devidamente cadastrado na Etufor, basta consultar a lista de condutores autorizados para o serviço. Além disso, em caso de irregularidades, a equipe de fiscalização pode ser acionada pelo telefone (85) 99167.5337.
Leia também | Idoso é resgatado pelo Corpo de Bombeiros após ficar uma hora atolado em lamaçal
>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<
Fonte: gcmais.com.br