Passageiros que embarcaram ou desembarcaram no Aeroporto Internacional de Fortaleza – Pinto Martins (FOR) enfrentaram atrasos e cancelamentos de voos nas últimas 24 horas, em decorrência de instabilidades na malha aérea causadas por fortes ventos que atingiram a cidade de São Paulo. As alterações nos horários das operações foram registradas tanto na madrugada desta quinta-feira (11) quanto na quarta-feira (10), devido ao impacto da ventania no fluxo aéreo nacional.
>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<
Conforme atualização disponibilizada pela administração do terminal de Fortaleza, voos com destino e origem em São Paulo foram os mais afetados nos últimos dois dias:
Partidas de Fortaleza:
-
Na madrugada de 10/12, o voo LA4773 com destino a São Paulo – Congonhas (CGH) foi cancelado.
-
Já na madrugada de 11/12, os voos G31443 e LA3187, também com destino a Congonhas (CGH), foram cancelados.
-
Um outro voo programado para 12:10 com destino a Salvador segue atrasado, com previsão de decolagem apenas às 16:00 (estimado).
Chegadas ao Aeroporto de Fortaleza:
-
No dia 10/12, três voos vindos de São Paulo – Congonhas (G31414, LA3186 e LA4630) tiveram suas operações canceladas.
-
Já na madrugada desta quinta-feira, o voo G31840 de Salvador foi cancelado, assim como o LA4772 vindo de São Paulo – Congonhas.
-
Um voo procedente de Brasília (G31786) está atrasado, com nova previsão de pouso às 15:20 (estimado).
>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<
A sequência de cancelamentos e atrasos está ligada a um episódio de fortes ventos que atingiram a capital paulista nesta quarta-feira, conforme registrado pela Defesa Civil de São Paulo. Em Congonhas, por exemplo, rajadas de vento que superaram 90 km/h, em alguns momentos próximas de 96 km/h, provocaram o cancelamento de dezenas de voos e longas filas de passageiros no terminal, além de reflexos no aeroporto de Guarulhos e em outras rotas nacionais.
A ventania registrada nas últimas 24 horas, na capital paulista, foi associada à passagem de um ciclone extratropical pelo Sudeste, que causou condições meteorológicas adversas ao longo do dia, com impacto direto nas operações aeroportuárias. As condições climáticas adversas também deixaram mais de 2 milhões de pessoas sem energia elétrica na região metropolitana de São Paulo, fecharam parques públicos e afetaram o abastecimento de água.
>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
Companhias aéreas e administradoras dos aeroportos orientam os passageiros a confirmarem a situação de seus voos junto às empresas ou às plataformas de consulta de status antes de se dirigirem aos terminais, já que ajustes na malha aérea podem seguir ocorrendo ao longo desta quinta-feira, à medida que as operações se normalizam após o episódio de ventania.
A forte ventania em São Paulo, com rajadas acima de 90 km/h causadas por ciclone extratropical, afeta diretamente os voos no Brasil ao comprometer a segurança de pousos e decolagens. Em Congonhas, epicentro do problema, mais de 200 voos foram cancelados na quarta-feira (10), com arremetidas forçadas e fechamentos temporários devido à turbulência que excede limites operacionais de aeronaves. Guarulhos registrou 117 cancelamentos, com aviões alternando para Viracopos, Confins e Brasília, gerando congestionamentos em diversas rotas nacionais.
Leia também | PF apreende carga de iPhones sem documento fiscal em bagagem no Aeroporto de Fortaleza
Fonte: gcmais.com.br











