Início » Blog » XVII Nordestão de Presbíteros inicia em Fortaleza, com participação do secretário-geral da CNBB
Fortaleza

XVII Nordestão de Presbíteros inicia em Fortaleza, com participação do secretário-geral da CNBB

xvii-nordestao-de-presbiteros-inicia-em-fortaleza,-com-participacao-do-secretario-geral-da-cnbb
XVII Nordestão de Presbíteros inicia em Fortaleza, com participação do secretário-geral da CNBB

Teve início em Fortaleza, nesta segunda-feira (18), o XVII Nordestão de Presbíteros, considerado um dos principais eventos de formação e integração do clero católico na região Nordeste. O encontro, que acontece até próxima sexta-feira (22), reúne padres dos cinco regionais da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) na região Nordeste. Conta ainda com a participação de Dom Ricardo Hoepers, Bispo auxiliar de Brasília e secretário-geral da CNBB.

A abertura foi marcada por uma missa na Igreja de Santa Luzia, no bairro Meireles, presidida por Dom Magnus Henrique Lopes, OFMCap, bispo da Diocese do Crato e presidente do Regional Nordeste 1 da CNBB.

>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<

“Vislumbrando a perspectiva deste ano jubilar, queremos trazer para o coração de cada presbítero presente a alegria de servirmos a Deus, a beleza da vocação e os desafios que o mundo contemporâneo nos interpela”, pontuou Dom Ricardo Hoepers.

Dom Magnus, na homilia da missa inaugural, reforçou o chamado à esperança. “O presbítero é aquele que precisa peregrinar todos os dias para mostrar ao povo de Deus a nossa caminhada para Jesus Cristo. Contudo, esta peregrinação deve ser marcada pela esperança, apesar dos revezes da vida”, disse ele.

Dom André Vital Félix da Silva, bispo de Limoeiro do Norte e referencial para a CEMOVIC do NE1, considera que essa é uma ocasião para refletir sobre a missão de “semear esperança”. “A esperança cristã não é a expectativa por algo que ainda vai acontecer. Ela tem a fé por fundamento, e somos testemunhas de que o melhor já aconteceu – basta, agora, que a propaguemos para tantos que precisam.”

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

Já Padre Edson Bantim, presidente da Comissão Regional de Presbíteros, também destacou a importância do encontro: “Este momento é especial porque nos prepara para o Encontro Nacional dos Presbíteros no próximo ano. Acolhemos todos que vieram dos estados do Nordeste e esperamos que, pela fé, seus corações sejam renovados em esperança”.

O evento é organizado pela Comissão Regional de Presbíteros do NE1, que abrange as dioceses cearenses, em parceria com os regionais NE2, NE3, NE4 e NE5. Além do aspecto formativo, o Nordestão tem objetivo de fortalecer a comunhão entre os padres, incentivando a partilha de experiências e o aprofundamento da vocação sacerdotal.

Leia também | Guaramiranga: estátua de Nossa Senhora de Fátima entra na Rota do Turismo Religioso do Ceará

XVII Nordestão de Presbíteros inicia em Fortaleza, com participação do secretário-geral da CNBB

Fonte: gcmais.com.br