Início » Blog » Incêndio de grandes proporções atinge área de vegetação próximo ao Rio Cocó, em Fortaleza
Ceará

Incêndio de grandes proporções atinge área de vegetação próximo ao Rio Cocó, em Fortaleza

incendio-de-grandes-proporcoes-atinge-area-de-vegetacao-proximo-ao-rio-coco,-em-fortaleza
Incêndio de grandes proporções atinge área de vegetação próximo ao Rio Cocó, em Fortaleza

Um incêndio atingiu uma área de vegetação nas imediações da Rua Francisco Vilela, entre os bairros Boa Vista e Cajazeiras, próximo ao Rio Cocó, em Fortaleza, na tarde desta sexta-feira (17). O Corpo de Bombeiros foi acionado pela Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops) às 12h48 e enviou uma guarnição para conter as chamas em uma das margens do córrego. Como também havia focos de incêndio na margem oposta, uma segunda equipe foi deslocada para reforçar o combate e evitar que o fogo se alastrasse. A operação segue em andamento.

>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<

Por se tratar de uma área com vegetação e próxima a um rio, o risco de propagação é elevado, especialmente em dias com vento forte. O CBMCE lembra que provocar incêndios em vegetação configura crime ambiental, conforme previsto na Lei nº 9.605/1998. A corporação orienta a população a denunciar qualquer indício de incêndio ou uso irregular do fogo, por meio do telefone 193.

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por GCMAIS (@gcmais)

Ocorrência também em Viçosa do Ceará

Em Viçosa do Ceará, também nesta sexta-feira, os bombeiros atuaram no combate a um incêndio florestal. A operação contou com o apoio da aeronave Fênix 02, equipada com o Bambi Bucket, capaz de transportar até 500 litros de água por vez, além de um caminhão de abastecimento que auxiliou na logística da ação.

Ao longo da operação, foram lançados aproximadamente 5 mil litros de água sobre a vegetação em chamas. Embora o foco do incêndio estivesse em Viçosa do Ceará, a aeronave operou a partir da cidade vizinha de Frecheirinha, como estratégia para otimizar o combate ao fogo. A ação integrada demonstra a eficiência e agilidade das forças de segurança e emergência do Ceará no enfrentamento a incêndios ambientais.

Confira a nota do Corpo de Bombeiros na íntegra:

O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) atende, na tarde desta sexta-feira, a uma ocorrência de incêndio em vegetação nas imediações da Rua Francisco Vilela, entre os bairros Boa Vista e Cajazeiras, nas proximidades do Rio Cocó. O acionamento foi registrado pela Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops) às 12h48.

Uma primeira guarnição foi enviada ao local e conteve as chamas em uma das margens do córrego. Contudo, devido à presença de focos também na margem oposta, uma segunda equipe foi acionada para reforçar o combate e evitar a propagação do fogo. A operação segue em andamento.

O incêndio ocorre em área de vegetação e margens de rio, o que aumenta o risco de alastramento, especialmente em dias de vento intenso. O CBMCE reforça que o ato de atear fogo em vegetação é crime ambiental, conforme previsto na Lei de Crimes Ambientais (Lei nº 9.605/1998).

A Corporação orienta a população a acionar o Corpo de Bombeiros pelo número 193 sempre que houver indício de incêndio ou comportamento suspeito relacionado ao uso irregular do fogo.

Leia também | Fortaleza tem 22 trechos próprios para banho neste fim de semana; veja a lista

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

Fonte: gcmais.com.br