Na manhã desta segunda-feira (20), uma operação policial foi deflagrada no bairro Prefeito José Walter, em Fortaleza, com o objetivo de desarticular grupos criminosos suspeitos de expulsar moradores da região. A ação, batizada de Operação Opus, foi desencadeada após o aumento significativo de denúncias envolvendo deslocamentos forçados de famílias, provocados por organizações criminosas.
>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<
A Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Ceará (SSPDS-CE), por meio da Coordenadoria Integrada de Planejamento Operacional (Copol), lidera a operação, que ocorre na Área Integrada de Segurança 9 (AIS 9). As forças de segurança realizam saturações preventivas, abordagens, fiscalizações e checagem de denúncias, com foco na garantia da ordem pública e na segurança dos moradores.
Segundo Harley Filho, titular da Copol, a operação não se limitará a ações pontuais. “As ações serão perenes, tanto no combate aos crimes quanto no reordenamento urbano. Também iremos remover pichações, fiscalizar irregularidades e identificar suspeitos. Nosso objetivo é coibir ações dessa natureza e devolver a tranquilidade à população da região”, destacou.
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
A Operação Opus conta com o apoio de diversas forças de segurança e órgãos municipais. Participam das ações a Polícia Civil, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Perícia Forense (Pefoce), Coordenadorias de Inteligência (Coin), Operações Aéreas (Ciopaer) e Segurança (Ciops), além da Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (Supesp). Também estão integrados profissionais da Guarda Municipal, da Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC) e da Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização (SAP).
A SSPDS reafirma que a presença das forças de segurança será mantida na área pelo tempo necessário para restaurar a paz e garantir que nenhuma família seja coagida a deixar seu lar.
Leia também | Homem de 44 anos morre ao fazer exercício em academia de Fortaleza
>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<
Fonte: gcmais.com.br