Um praticante de kitesurf foi encontrado morto na manhã desta segunda-feira (26), na Praia da Baleia, município de Itapipoca, no litoral do Ceará. Ele estava desaparecido desde o dia anterior, quando iniciou o passeio.
Em nota, a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) informa que equipes do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE), da Polícia Militar do Ceará (PMCE) e da Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce) foram acionadas para a ocorrência, após o achado de cadáver. Os detalhes sobre o ocorrido deverão ser devidamente apurados pelas forças de segurança.
O corpo foi encontrado por pessoas da região, na manhã desta segunda, boiando perto da faixa de areia. Com isso, as forças de segurança foram acionadas.
>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<
Anteriores
Não é a primeira vez que um praticante de kitesurf morre na Praia da Baleia. No último mês de julho, um homem de 51 anos identificado como Tiago Gurgel morreu após bater a cabeça em uma pedra, enquanto praticava o esporte. Procurada pelo GCMAIS, a Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE) informou em nota que investigava as circunstâncias do acidente, por meio da Delegacia de Polícia Civil de Itapipoca.
Ocorrências do tipo também são registradas em outras praias do estado. Já em dezembro, um jovem de 20 anos morreu afogado na Lagoa do Kitesurf, na Taíba, em São Gonçalo do Amarante, no Ceará, na manhã deste domingo (7). No mesmo dia, um turista também morreu após afogamento na Praia do Futuro, em Fortaleza.
>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<
Segundo o Corpo de Bombeiros, o acionamento para a ocorrência na Taíba foi registrado às 9h40, após frequentadores presenciarem o momento em que o jovem submergiu e não voltou à superfície. De acordo com a corporação, a vítima era natural de Sítio Jordão, no Ceará, e estava em momento de lazer quando aconteceu o afogamento.
Em outubro de 2025, um kitesurfista foi encontrado morto nas proximidades da Pedra da Sereia, na Praia do Preá, localizada no município de Cruz, no litoral oeste do Ceará. O corpo, que pertenceria a um treinador de kitesurf, foi achado por volta das 16h, do dia 16 de outubro.
Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
O caso ocorre menos de um mês após outro incidente fatal envolvendo um praticante do esporte na região. No dia 20 de setembro, o atleta Victor Cipriano Vilela, de 30 anos, morreu durante uma competição de kitesurf realizada na Praia de Tatajuba, no município de Camocim, também no interior do Ceará. Victor também era instrutor do esporte e possuía experiência na modalidade. Um vídeo gravado por testemunhas mostra o momento em que as linhas de alguns kites se embolam, o que pode ter contribuído para o acidente fatal.
Victor era natural de Minas Gerais, mas morava na região há cerca de três anos, onde se dedicava ao esporte. Segundo informações de testemunhas e equipes de resgate, o atleta ficou preso ao equipamento e se afogou antes que pudesse ser socorrido. Ele foi retirado da água por equipes de apoio do evento, que tentaram manobras de reanimação ainda na praia, sem sucesso.
Leia também | Policial militar é preso suspeito de assalto a motorista de aplicativo no Centro de Fortaleza
Fonte: gcmais.com.br











