Início » Blog » Quase seis mil motos foram roubadas ou furtadas no Ceará em 2024
Ceará

Quase seis mil motos foram roubadas ou furtadas no Ceará em 2024

quase-seis-mil-motos-foram-roubadas-ou-furtadas-no-ceara-em-2024
Quase seis mil motos foram roubadas ou furtadas no Ceará em 2024

O Ceará viu quase 6 mil motos serem furtadas ou roubadas, em 2024, refletindo um aumento preocupante na violência contra motociclistas. Nesta semana, um trágico incidente destacou a gravidade da situação: um motociclista de aplicativo foi morto ao reagir a um assalto em Fortaleza.

Os números são alarmantes: de acordo com a Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social, foram registradas 5.877 ocorrências de furtos e roubos de motocicletas nos primeiros sete meses de 2024. Para enfrentar esse problema crescente, o governador do estado Emanuel de Freitas anunciou o lançamento do programa Moto Segura.

>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<

Em entrevista à TV Cidade, ele detalhou como a iniciativa pretende utilizar a tecnologia para ajudar a combater os crimes contra motociclistas. “Nós vamos dar ao cidadão o direito dele poder ter o equipamento na sua moto em que imediatamente a polícia, se o sujeito levar a moto dele, nós conseguimos saber a moto, onde ela está a cada segundo. E com isso nós vamos fazer a polícia correr atrás da moto para tomar essa moto de volta e devolver ao cidadão”, afirmou o governador.

A realidade de motoristas de aplicativos tem sido marcada por situações de perigo. Fredson Soares, motorista de aplicativo há sete anos, compartilhou suas experiências. “Vi dois rapazes na calçada e eles não estavam na residência. Aí eu fui pegar esses dois passageiros, entraram no carro e eu percebi. O motorista de aplicativo sente logo, dá lá um calafrio, as expressões dele perguntando se o carro era meu, se eu era motorista de aplicativo há muito tempo, quanto eu recebia por dia. Essas perguntas aí já estão na cara que vai ser um assalto. Então eu percebi, parei na lateral e dei uma de doido. Parei, pedi para descer e não continuei a correr”, relatou.

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

Amauri Júnior, outro motorista de aplicativo, também passou por um susto em 2017 e agora redobra seus cuidados. “O mais notável foi uma vez que eu estava pela BR-116, estava com um passageiro em corrida e sofri uma tentativa de assalto de uns elementos armados na rua. Tentaram parar o carro em movimento com arma e eu não parei. Eles efetuaram três disparos. Um acabou me acertando, mas só de raspão, então o susto foi grande. É interessante avaliar o local de embarque e desembarque. A avaliação do passageiro, se ele realmente é um usuário assíduo. O uso de pagamento no cartão de crédito também traz mais segurança para a plataforma”, disse Amauri.

Leia também | Ceará registra aumento de 125% no número de queimadas em agosto, aponta Enel

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

Fonte: gcmais.com.br