Início » Blog » Ao menos 138 pessoas morreram em acidentes aéreos no Brasil em 2024
Ceará

Ao menos 138 pessoas morreram em acidentes aéreos no Brasil em 2024

ao-menos-138-pessoas-morreram-em-acidentes-aereos-no-brasil-em-2024
Ao menos 138 pessoas morreram em acidentes aéreos no Brasil em 2024

Ao menos 138 pessoas morreram em acidentes aéreos no Brasil em 2024, segundo dados da Força Aérea Brasileira (FAB). Entre 1º de janeiro e 5 de dezembro, foram registrados 40 acidentes fatais em diferentes regiões do país, com destaque para o estado de São Paulo, que concentrou a maioria dos casos.

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

O acidente mais grave do ano foi a queda do voo 2283 da Voepass, ocorrida em 9 de agosto, na cidade de Vinhedo, no interior paulista. A aeronave, um ATR 72-500 de prefixo PS-VPB, transportava 62 pessoas – 58 passageiros e quatro tripulantes – e nenhuma delas sobreviveu. O avião havia decolado de Cascavel (PR) às 11h58 com destino ao aeroporto de Guarulhos, mas caiu às 13h21 em um condomínio de chácaras.

>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<

O relatório preliminar do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) apontou a presença de gelo na parte externa da aeronave como possível fator relacionado à queda. O relatório final ainda está em elaboração.

Outro acidente marcante foi a queda de um turboélice monomotor PA-46-350P em Itapeva (MG), no final de janeiro, deixando sete vítimas fatais. A aeronave fazia o trajeto entre Campinas (SP) e Belo Horizonte (MG) quando caiu em uma área rural. Entre os ocupantes estavam os empresários Marcílio Franco e André Amaral, sócios da empresa Credfranco.

Em outubro, a queda de um helicóptero do Corpo de Bombeiros de Minas Gerais em Ouro Preto resultou na morte de seis agentes que estavam em uma missão de resgate. O acidente ocorreu após uma primeira queda de aeronave na mesma região, que havia feito uma vítima fatal.

Os números de 2024 representam um aumento de 79,2% em relação a 2023, quando 77 pessoas morreram em acidentes aéreos. Nos últimos seis anos, o Brasil registrou 524 vítimas fatais em quedas de aeronaves, com 2024 sendo o ano mais trágico do período.

Leia também | Avião de pequeno porte cai no centro de Gramado no Rio Grande do Sul

Avião cai em Gramado (RS)

Um avião caiu no centro de Gramado, na serra Gaúcha, na manhã deste domingo (22). O acidente aconteceu na Avenida das Hortênsias. Informações iniciais dão conta de que a aeronave, de pequeno porte, caiu em cima de lojas e casas.

A aeronave sairia de Gramado e iria para Jundiaí, interior de São Paulo. O Governador Eduardo Leite já foi informado e acompanha as atualizações sobre a queda do avião em Gramado-RS.

Corpo de Bombeiros confirmou a informação, mas não há informações do número de vítimas até o momento

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

Fonte: gcmais.com.br