Ceará

Bancos de desenvolvimento reafirmam compromisso com inclusão produtiva e apoio de pequenos empreendedores

bancos-de-desenvolvimento-reafirmam-compromisso-com-inclusao-produtiva-e-apoio-de-pequenos-empreendedores
Bancos de desenvolvimento reafirmam compromisso com inclusão produtiva e apoio de pequenos empreendedores

O Banco do Nordeste (BNB) e outros membros da Associação Latino-Americana de Instituições Financeiras de Desenvolvimento (Alide) reafirmaram seu compromisso de fortalecer o apoio à inclusão produtiva de pequenos empreendedores e a projetos de prevenção de riscos ambientais e adaptação climática, especialmente nos setores agrícola e de infraestrutura.

A Declaração de Fortaleza foi anunciada nesta sexta-feira (17), durante o encerramento da 54ª Reunião Anual da Alide, realizada na sede do BNB. A carta de compromissos abriu com uma manifestação de solidariedade à população do Rio Grande do Sul, afetada por um recente desastre ambiental.

>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<

As estratégias estabelecidas na declaração visam cumprir os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU. As instituições vinculadas à Alide se comprometeram a integrar critérios ambientais e sociais em suas operações financeiras, promovendo projetos sustentáveis e de alto impacto econômico.

O documento destaca o compromisso de reforçar o apoio aos setores produtivos para melhorar as condições macroeconômicas locais, como níveis de dívida e taxas de juros. As instituições também se comprometeram a facilitar a inclusão social e financeira de comunidades indígenas, jovens empreendedores, idosos e projetos liderados por mulheres.

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

“O Banco do Nordeste e as demais instituições vinculadas à Alide reforçaram seus objetivos de desenvolvimento social e econômico para cada país e região. Temos grandes desafios, mas estamos investindo para levar crédito de qualidade a todos os setores, gerando empregos e renda para a população”, afirmou o presidente do BNB, Paulo Câmara.

Outros compromissos incluem a ampliação de recursos para educação básica, técnica e empreendedora, especialmente para micro e pequenas empresas. Os bancos membros da Alide também prometeram expandir a digitalização dos serviços financeiros para aumentar a produtividade e eficiência das economias locais. A declaração enfatiza a importância do investimento em infraestrutura sustentável como motor do crescimento econômico, destacando as parcerias público-privadas (PPPs) como fundamentais para alcançar resultados a médio e longo prazo.

Leia também | Professores das universidades federais do CE rejeitam nova proposta do governo e seguem em greve

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

Fonte: gcmais.com.br