Início » Blog » Bombeiros contabilizam 369 banhistas resgatados de afogamento no Ceará em 2024
Ceará

Bombeiros contabilizam 369 banhistas resgatados de afogamento no Ceará em 2024

bombeiros-contabilizam-369-banhistas-resgatados-de-afogamento-no-ceara-em-2024
Bombeiros contabilizam 369 banhistas resgatados de afogamento no Ceará em 2024

Agentes do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) resgataram 369 banhistas de afogamento entre janeiro e agosto de 2024, conforme levantamento divulgado pela corporação nesta quinta-feira (5). O resultado representa uma redução de 3,4% em relação ao mesmo período do ano passado.

Os bombeiros apontam que agosto foi o mês com o menor número de ocorrências, contabilizando 18 resgates. Por outro lado, os meses de 2024 com maiores registros de casos do tipo foram janeiro (119) e julho (73), quando o movimento nas praias tipicamente fica mais intenso, devido ao período de férias escolares.

Leia também | Quatro banhistas são resgatados de afogamento na Praia da Caponga

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

Já o ano de 2023 registrou 605 resgates, em uma queda de 6,05% em relação a 2022. Para comparação, 2020 e 2021 tiveram 563 e 526 salvamentos, respectivamente. Segundo o Corpo de Bombeiros, esses números “evidenciam a efetividade das ações preventivas e de salvamento do CBMCE”.

CBMCE contabiliza 369 resgates de banhistas de afogamento no Ceará este ano

O CBMCE enfatiza a importância de práticas de prevenção, para evitar riscos de afogamento. O Corpo de Bombeiros lembra que se deve respeitar sinalizações e avisos e que a recomendação é nadar apenas em áreas vigiadas. Alerta ainda contra tentativas de salvamento sem treinamento.

>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<

>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

No caso de adultos que estejam acompanhados de crianças, é essencial estar atento e tomar precauções extras. Em praias mais movimentadas, por exemplo, aconselha-se o uso de pulseiras coloridas para facilitar a identificação.

Em emergências, a orientação é ligar para o número 193, para avisar o CBMCE.

Fonte: gcmais.com.br