Um apartamento em que mora um homem cadeirante foi incendiado na rua Antônio Drummond, no bairro Monte Castelo, em Fortaleza, e mobilizou equipes do Corpo de Bombeiros nesta terça-feira (6). O homem estava dentro do imóvel no momento em que as chamas se espalharam.
Segundo as informações apuradas no local, o fogo tomou conta do apartamento em pouco tempo. Vizinhos perceberam a situação e agiram rapidamente para retirar a vítima, um homem de aproximadamente 45 anos, que é cadeirante e estaria sozinho em casa quando o incêndio começou. Em frente ao imóvel, era possível observar a cadeira de rodas, enquanto moradores auxiliavam no socorro inicial até a chegada das equipes de emergência.
O Corpo de Bombeiros foi acionado para atender a ocorrência e enviou uma viatura de combate a incêndio, além de uma equipe de resgate, já que havia uma vítima no interior do imóvel. O cadeirante foi retirado do apartamento e colocado em uma ambulância do Corpo de Bombeiros, onde recebeu os primeiros atendimentos ainda no local.
>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<
De acordo com relatos de moradores da área, as chamas se propagaram de forma intensa e rápida, causando preocupação entre os vizinhos. Havia ainda a suspeita de que o morador estivesse consumindo bebida alcoólica e teria acendido um fósforo para fumar um cigarro, o que pode ter dado início ao incêndio.
O tenente Oliveira, do Corpo de Bombeiros, detalhou o atendimento da ocorrência e as informações apuradas pela equipe no local. “Chegou a informação na nossa central, e quando nós chegamos aqui no local, as informações iniciais era que estava acontecendo um incêndio em residência. E no local nós apuramos que por populares que o próprio dono da casa teria botado fogo na residência. E nós apuramos com eles e ele mesmo confirmou que tinha feito isso. Então, quando nós chegamos no local, com a ação de alguns populares, o incêndio já tinha sido debelado e nós fizemos só o rescaldo final para saber se havia ainda condição de reignição. Não havendo, descartando essa possibilidade, a gente deu o serviço por encerrado e a pessoa foi encaminhada para o IJF [Instituto Dr. José Frota] na ambulância do Corpo de Bombeiros”, afirmou ele.
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
O morador do apartamento é conhecido pelos vizinhos apenas como Diu. Ele vive há bastante tempo na região e no mesmo imóvel. No momento do atendimento, Diu foi socorrida para o IJF para avaliação médica.
Apesar da suspeita de que o próprio morador tenha sido o responsável pelo início do incêndio, ainda não há confirmação oficial sobre as circunstâncias exatas do ocorrido. As causas do incidente deverão ser devidamente apuradas.
>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<
Procedimento de segurança
A orientação, em caso de incêndio em imóvel residencial, é manter a calma e priorizar a evacuação imediata para salvar vidas, acionando os bombeiros pelo 193 no Brasil.
Deve-se acionar o alarme de incêndio mais próximo ou grite para alertar todos os moradores, depois ligar para os bombeiros, informando endereço exato, situação e riscos – como pessoas presas. Se possível e seguro, deve-se combater o fogo inicial com extintor, mirando a base das chamas em movimentos de leque, mas nunca arriscando a vida.
Deve-se sair pela rota de escape mais próxima, sem usar elevadores ou retornar por pertences; rastejar se houver fumaça; cobrir boca e nariz com pano úmido; e fechar portas para conter o fogo.
Leia também | Dupla é presa em Fortaleza após anunciar na internet equipamentos eletrônicos furtados
Fonte: gcmais.com.br











