Ceará

Elmano envia a deputados projeto de lei que cria 96 novos cargos para a Adagri

elmano-envia-a-deputados-projeto-de-lei-que-cria-96-novos-cargos-para-a-adagri
Elmano envia a deputados projeto de lei que cria 96 novos cargos para a Adagri

O governador Elmano de Freitas (PT) enviou para análise dos deputados da Assembleia Legislativa do Ceará (Alece) um projeto de lei que cria 96 cargos para a Agência de Defesa Agropecuária do Ceará (Adagri). Conforme divulgado, são no total 48 vagas para o posto de auditor fiscal agropecuário e 48 vagas para agente fiscal agropecuário.

“Assinei e encaminhei à Assembleia Legislativa mensagem que propõe a criação de 96 cargos para a Agência de Defesa Agropecuária do Ceará (Adagri)”, escreveu ele, em anúncio feito nas redes sociais. “O aumento no quadro de servidores possibilitará a continuidade do processo de reestruturação da Adagri, imprescindível para aprimorar a cobertura sanitária em todo o território cearense. É uma medida relevante para consolidar o Ceará como livre da febre aftosa sem vacinação.”

>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<

Conforme a gestão estadual, o objetivo com o aumento no número de servidores é continuar o processo de reestruturação da Adagri e “fortalecer a capacidade institucional da Agência, ampliando e tornando mais eficaz a cobertura sanitária em todo território cearense”.

A Adagri é responsável por fiscalizar as atividades agropecuárias no estado, inclusive de polícia sanitária e fitossanitária, bem como analisar risco que possam afetar o agronegócio.

Concurso

Elmano havia anunciado, em março deste ano, a realização de um concurso público para o preenchimento de 120 vagas na Agência, sendo 50 vagas para veterinários e 50 para técnicos, além de 20 vagas para agrônomos. O investimento total é de R$ 1,4 milhão.

“A gente não tem febre aftosa, mas se entra um gado no Ceará com outra doença, pode passar para o rebanho. Então, precisamos ter uma Adagri forte para que nenhum animal com doença entre no Estado do Ceará”, ressaltou ele, na ocasião.

Leia também | Imposto de Renda 2024: prazo final para envio da declaração termina nesta sexta (31)

O Ceará é um dos estados nordestinos considerados livres de aftosa com vacinação. No mês de fevereiro deste ano, a segunda etapa de Vacinação contra a Febre Aftosa de 2023 bateu recorde em bovinos e búfalos, bem como no número de propriedades com animais vacinados: foram imunizados 94,97% dos animais e o número de propriedades chegou a 92,11%.

Fonte: gcmais.com.br