Fortaleza

Fortaleza ganhará mais cinco microparques até julho de 2024

fortaleza-ganhara-mais-cinco-microparques-ate-julho-de-2024
Fortaleza ganhará mais cinco microparques até julho de 2024

Fortaleza deve ganhar mais cinco microparques urbanos até julho de 2024. A iniciativa faz parte da segunda etapa do projeto Microparques Urbanos, executado pela Prefeitura de Fortaleza.

As novas áreas verdes já estão em construção e beneficiarão os bairros Carlito Pamplona, Vila Velha, Parque Dois Irmãos e Parangaba. As obras estão, atualmente, entre 35% e 50% concluídas. Além deles, mais cinco estão programados para iniciar nos próximos dias.

>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<

O projeto, de responsabilidade da Secretaria de Urbanismo e Meio Ambiente (Seuma), conta com a participação das comunidades que vivem no entorno das áreas selecionadas. Os cidadãos opinam sobre o aproveitamento dos locais e participam de discussões desde o pré até o pós-construção, além de batizarem os espaços.

Os novos microparques se chamarão Seu Evilário (Carlito Pamplona), Bosque Polar (Vila Velha), Vila Verde (Vila Velha), Loteamento Expedicionários I (Parque Dois Irmãos) e Microparque dos Coelhos (Parangaba).

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

A participação comunitária é estimulada desde o inicio do processo e conta com entrevistas domiciliares, reuniões, oficinas lúdicas com as crianças, eleição de conselho gestor e adotante. A obra é assistida com visitas guiadas e o acompanhamento segue até cinco meses após a entrega.

De acordo com a titular da Seuma, Luciana Lobo, a expectativa é que até o final de 2024 a capital conte com um total de 30 microparques.

Reconhecimento internacional

Em 2022, o projeto recebeu o prêmio AIPH World Green City Awards, ficando em primeiro lugar na categoria Living Green for Health and Wellbeing, em evento realizado na Coreia do Sul. Os microparques fazem parte do programa Fortaleza Cidade Sustentável, uma política de valorização dos espaços verdes, em sintonia com as áreas construídas. Além da Seuma, participam do programa a Autarquia de Urbanismo e Paisagismo (Urbfor), a Secretaria da Infraestrutura (Seinf) e a Fundação de Ciência, Tecnologia e Inovação (Citinova).

Leia também | 13º salário do INSS: primeira parcela é paga a novo lote de aposentados nesta terça-feira (30); saiba quem recebe

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

Fonte: gcmais.com.br