Fortaleza

Fortaleza lidera ranking de alfabetização na idade certa entre as capitais brasileiras

fortaleza-lidera-ranking-de-alfabetizacao-na-idade-certa-entre-as-capitais-brasileiras
Fortaleza lidera ranking de alfabetização na idade certa entre as capitais brasileiras

Fortaleza conquistou o primeiro lugar entre as capitais brasileiras no quesito alfabetização na idade certa. Os dados foram apresentados no primeiro Relatório de Resultados do Indicador Criança Alfabetizada, liberado pelo Ministério da Educação (MEC).

>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<

O relatório revela que, em 2023, 74,03% das crianças do 2º ano do Ensino Fundamental na capital cearense alcançaram a marca de estar alfabetizadas na idade correta.

“Isso é resultado de um trabalho sério para promover uma educação pública de qualidade. Estamos ampliando vagas nas nossas creches, construindo novas escolas e facilitando o acesso à educação desde os primeiros anos de vida. Com boa estrutura, equipe dedicada e projeto pedagógico bem elaborado, estamos nos consolidando como referência nacional. Parabéns a alunos, professores, coordenadores e gestores. Esse é resultado é um presente para as crianças agora e que certamente vai ampliar oportunidades para elas no futuro”, comemorou o prefeito José Sarto.

De acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), o índice foi calculado a partir dos resultados das avaliações aplicadas pelos estados em 2023, que tiveram a participação de 85% dos estudantes das redes públicas brasileiras. Em Fortaleza, a participação foi de 93,9% dos estudantes, uma das maiores adesões do País.

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

“Somos a capital do País que melhor alfabetiza nossas crianças. Isto é resultado de uma série de políticas públicas e investimentos que temos realizado nos últimos anos, e da prioridade dada à Educação pela gestão municipal. Fortaleza já foi penúltimo lugar no Ceará em alfabetização das crianças na idade certa em 2012 e, agora, 12 anos depois, comemora o resultado de muito trabalho, engajamento e dedicação dos professores, gestores e demais colaboradores da Educação, foco na aprendizagem das crianças e em valorização profissional”, celebra o secretário da Educação, Jefferson Maia.

Outro fator relevante para avaliar a educação é a avaliação do Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Estado do Ceará (Spaece). Em 2023, 93,9% dos alunos matriculados no segundo ano do ensino fundamental da Rede Municipal de Fortaleza foram alfabetizados na idade adequada. Em 2012, o índice era de 53,8%.

Leia mais | IEL Ceará abre 50 vagas de estágio com bolsas de até R$ 400 em Caucaia

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<  

Fonte: gcmais.com.br