A partir desta segunda-feira (3), o sistema de bicicletas compartilhadas de Fortaleza, o Bicicletar, receberá as primeiras bicicletas elétricas. Neste primeiro momento, serão entregues 50 bicicletas do novo modelo, que serão distribuídas entre as estações da capital cearense.
As chamadas e-bikes entram em operação gradativamente. As primeiras 50 unidades serão distribuídas nas estações existentes e serão distribuídas pela capital, podendo estar disponíveis em qualquer estação. Mais 50 modelos serão adicionados no programa nos próximos dois meses, totalizando 100 bicicletas elétricas até o início do ano.
Os equipamentos têm autonomia para percorrer até 50 km, proporcionando maior conforto e praticidade aos usuários, aumentando as possibilidades de uso diário. Equipada com pedal assistido, a e-bike é impulsionada a partir da pedalada do ciclista, que ativa o motor elétrico.
Apesar de não ter acelerador, o modelo torna a pedalada mais leve, tornando-a ideal para trajetos mais longos, em diferentes lugares ou para quem prefere uma viagem mais tranquila. As e-bikes ainda atendem à regulamentação do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), que estabelece o limite de velocidade destes veículos para 25 km/h.
As bicicletas elétricas serão recarregadas pela empresa Serttel, que mantém o sistema. Todos os modelos possuem dispositivos de GPS e a empresa terá informações de localização e condição da bateria em tempo real. Quando a carga estiver a 30%, a empresa deverá fazer o recolhimento da bike elétrica para carregá-la e, após a conclusão da recarga, será devolvida para uso. Quando estiver descarregada, a e-bike funciona como uma bicicleta convencional, não sendo impulsionada pelo motor elétrico.
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
Como usar as bicicletas elétricas do Bicicletar em Fortaleza?
Para usar as bicicletas elétricas, o processo é o mesmo das outras bicicletas convencionais disponíveis no Bicicletar:
- Para usuários do Bilhete Único e estudantes com carteirinha, o passe é gratuito para viagens com duração de até 60 minutos, de segunda a sábado, ou de até 90 minutos, aos domingos e feriados.
- Quem não possui Bilhete Único nem carteirinha deve adquirir o passe do Bicicletar no site ou no aplicativo.
A aquisição das bicicletas elétricas faz parte do Pedala Mais, programa de incentivo ao uso de bikes em Fortaleza. Entre outras medidas, o projeto tem em suas metas a modernização do sistema Bicicletar, criado em 2014.
Leia também | Ceará apresenta clima estável na semana, com previsão de máximas de até 35ºC no interior
Fonte: gcmais.com.br