Ceará

Hemoce realiza campanha para incentivar doação de sangue a jovens de 16 e 17 anos

hemoce-realiza-campanha-para-incentivar-doacao-de-sangue-a-jovens-de-16-e-17-anos
Hemoce realiza campanha para incentivar doação de sangue a jovens de 16 e 17 anos

O Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce) promove, a partir desta sexta-feira (24), uma campanha para incentivar a doação de sangue a jovens de 16 e 17 anos de idade. A ação será realizada até o dia 31 de maio na sede do Hemoce em Fortaleza e nas unidades regionais de Crato, Iguatu, Juazeiro do Norte, Sobral e Quixadá.

Durante a semana, o Hemoce irá visitar escolas de Ensino Médio para conscientizar os estudantes sobre a importância da doação voluntária. “A ideia é desenvolver a responsabilidade social dos jovens em doar sangue como uma atividade regular. Convidamos a juventude cearense a viver essa experiência de doar pela primeira vez e a experimentar essa sensação de ajudar a salvar vidas”, destaca a coordenadora de Captação de Doadores do Hemoce, Nágela Lima.

>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<

Ela lembra que, para esse público, menor de 18 anos de idade, é necessário apresentar um termo de consentimento. “Os jovens de 16 e 17 anos devem apresentar um termo de autorização preenchido e assinado por pais ou responsável legal. Esse documento é disponibilizado pelo Hemoce nas unidades, no site oficial, no portal do doador e nas redes sociais”, orienta.

Semana do Jovem Doador no Ceará

A campanha faz parte da Semana do Jovem Doador no Ceará, criada em 2022 por meio da Lei Estadual nº 18.283/22. A medida objetiva conscientizar os alunos do Ensino Médio da rede estadual de Educação sobre a importância de se tornarem doadores regulares de sangue, visando a aumentar o estoque de hemocomponentes. A ação foi definida para ocorrer duas vezes ao ano, na última semana dos meses de maio e outubro.

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

Seja um doador

Para se candidatar à doação de sangue, é preciso estar saudável, bem alimentado, pesar acima de 50 kg, ter de 16 a 69 anos e apresentar um documento oficial com foto. Os menores de idade devem portar o termo de consentimento assinado pelos pais ou responsável legal. Os doadores podem agendar um horário pelo site: doador.hemoce.ce.gov.br ou pelos telefones de cada unidade.

Em Fortaleza, a população pode doar na sede do Hemoce, na Av. José Bastos, 3390 – Rodolfo Teófilo e no posto de coleta da Praça Carlos Alberto Studart Gomes (Praça das Flores), na Av. Desembargador Moreira, s/n – Aldeota. No Interior, os voluntários podem fazer doações nas unidades regionais das cidades de Crato, Sobral, Quixadá, Iguatu e Juazeiro do Norte.

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<  

2023

O Hemoce coletou 106.560 bolsas de sangue no Ceará no ano de 2023. Esse foi o maior número dos últimos sete anos. O registro apresenta um aumento de 6% em comparação ao ano anterior, quando a instituição coletou 100.380 doações.

O hemocentro de Fortaleza foi responsável por receber mais de 50% das doações da hemorrede estadual. A unidade contabilizou 54.451 bolsas de sangue. No interior do Estado, o Cariri foi o território com maior registro de doações (18.876), seguida das regiões Norte (18.046), Sertão Central (8.487) e Centro-Sul (6.700).

Leia também | Três maiores açudes do Ceará vão terminar a quadra chuvosa com o maior volume em 10 anos, revela Cogerh

Fonte: gcmais.com.br