O Ceará terá 5.411 oportunidades de trabalho para profissionais autônomos durante o período do fim do ano, segundo projeção do Instituto de Desenvolvimento do Trabalho (IDT/Sine), a partir do aquecimento da economia no setor de serviços, típico dessa época.
Com base nos resultados de anos anteriores, entre as funções mais procuradas estão as de faxineira, cozinheira, passadeira e pedreiro, entre outras que auxiliam no cotidiano e nos preparativos dos festejos de fim de ano.
O presidente do IDT/Sine, Raimundo Ângelo, destaca a tendência natural do período para a geração das oportunidades. “O último quadrimestre do ano é tradicionalmente o de maior dinamismo no mercado. O pagamento do 13º salário, por exemplo, injeta mais recursos nas famílias e isso se traduz em um maior poder de compra, num aumento significativo nas solicitações de reparos e reformas em residências, além de serviços voltados para confraternizações e eventos de final de ano. Nosso objetivo é garantir que essa demanda chegue de forma segura e organizada tanto para os profissionais autônomos cadastrados no nosso banco, quanto para os demandantes dos serviços”, explica.
>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<
Oportunidades de trabalho no fim de 2025, no Ceará, devem superar os registros de 2025, conforme projeção do IDT/Sine
De acordo com dados do Sistema Empreende+, durante o último trimestre de 2024, o IDT/Sine intermediou 5.006 serviços no Ceará. A expectativa para 2025 é superar esse número, captando mais oportunidades e oferecendo mais qualidade nas entregas para os clientes.
“Nosso compromisso é ser a ponte entre a necessidade do cidadão e o profissional qualificado”, afirma o secretário do Trabalho, Vladyson Viana. Para Viana, o momento enfatiza a política de geração de renda no estado e a ampliação da intermediação de autônomos para cidades do interior. “As mais de 5 mil perspectivas de oportunidades se devem tanto à expansão e interiorização desta modalidade de atendimento em toda a rede do IDT, quanto ao incremento sazonal. Ao ser a ponte, nosso compromisso é garantir que essas demandas se convertam em renda digna e sustentem milhares de famílias cearenses”, destaca.
>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<
Como se cadastrar e oferecer serviço
Para aproveitar as oportunidades, os interessados podem baixar o aplicativo Tem Trabalho e fazer um cadastro, ou procurar as unidades do IDT/Sine.
O processo inclui uma entrevista e uma palestra explicativa focada em temas como o conceito de trabalho autônomo, qualidade na prestação de serviços e postura profissional. Os profissionais cadastrados são acompanhados por técnicos especializados para orientação durante a execução da atividade.
>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
No banco de talentos do IDT, é possível encontrar diversas funções, como: pedreiro, pintor de paredes, bombeiro hidráulico, eletricista, marceneiro, massagista, cuidador de idosos, carpinteiro e outras.
Como solicitar um serviço
Para quem deseja contratar, o IDT/SINE oferece atendimento por meio do app Tem Trabalho, disponível nas lojas de aplicativos para iOS ou Android. As solicitações também podem ser realizadas pelo número (85) 98766.1853 (whatsapp), ou no portal www.idt.org.br.
Leia também | Posto em Fortaleza dará gasolina de graça para carros e motos nesta sexta-feira (31); saiba mais
Fonte: gcmais.com.br












