Ceará

Ministério reconhece Ceará como livre da febre aftosa sem vacinação

ministerio-reconhece-ceara-como-livre-da-febre-aftosa-sem-vacinacao
Ministério reconhece Ceará como livre da febre aftosa sem vacinação

O Ministério da Agricultura e Pecuária publicou, no Diário Oficial da União (DOU), uma portaria que reconhece oficialmente o estado do Ceará como livre da febre aftosa sem vacinação. O reconhecimento vale também para outros 21 estados brasileiros.

Conforme divulgado pelo governador Elmano de Freitas (PT), em publicação nas redes sociais, trata-se de “uma grande conquista para os produtores cearenses. É resultado de um grande trabalho em conjunto com os municípios, secretarias e entidades. A participação de todos contribuiu para uma mudança histórica em nossa pecuária.”

A vacinação contra a febre aftosa no Ceará, portanto, não é mais necessária e não seguirá acontecendo. A imunização visa prevenir a doença em animais bovinos e bubalinos.

Ceará é reconhecido como livre da febre aftosa sem vacinação

O governador ressalta que o prazo para a entrega da declaração continua até o próximo dia 15 de maio. “Será a última vez que vacinaremos o nosso rebanho contra a febre aftosa. Agradeço a todos os servidores da Adagri [Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Ceará] e demais órgãos do Governo do Estado pelo empenho nessa luta”, pontua ainda Elmano.

O estado avançou na campanha de vacinação contra a doença no último mês. Conforme a Adagri, o objetivo era tornar essa a última campanha de vacinação do estado. A campanha, a nível nacional, abarca 2,7 milhões de animais.

Os produtores devem declarar junto à Adagri a vacinação do rebanho até o dia 15 de maio. O documento pode ser preenchido de forma virtual, no site da Adagri ou presencialmente, em um dos 40 Núcleos Local da Adagri (NL) ou nos escritórios parceiros da Campanha.

>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

Leia também | Fumaça será usada para vistoriar esgotos da Beira-Mar nesta segunda-feira (29)

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

Fonte: gcmais.com.br