Ceará

Reitor da UFC anuncia que Lula virá a Fortaleza para fazer repasse federal e autorizar obras

reitor-da-ufc-anuncia-que-lula-vira-a-fortaleza-para-fazer-repasse-federal-e-autorizar-obras
Reitor da UFC anuncia que Lula virá a Fortaleza para fazer repasse federal e autorizar obras

O reitor da Universidade Federal do Ceará (UFC), Custódio Almeida, anunciou nesta quarta-feira (5) que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) virá para Fortaleza na terceira semana de junho, para tratar de questões como a autorização das obras da UFC e o repasse federal de R$ 400 milhões para a instituição de ensino. A Universidade já vem debatendo há algum tempo sobre a construção do novo hospital a ser implantado no Porangabuçu, além de um novo campus na Praia de Iracema.

>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<

As informações foram repassadas por Custódio durante reunião com o Comando Local da Greve dos servidores técnico-administrativos, que contou com a presença de docentes e estudantes, nesta quarta-feira (5). De acordo com o reitor, o auxílio federal de R$ 400 milhões é necessário devido aos problemas financeiros que têm atingido a universidade, incluindo a carência de recursos de assistência estudantil, a redução de bolsas e o colapso do hospital universitário.

Ele ainda afirma que haverá duas janelas até o final do ano para complementar esse valor, já que, sem a compensação, os pagamentos da instituição só seriam possíveis até setembro.

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

Presidente Lula visita o Ceará

A visita do presidente ao Ceará no mês de junho já havia sido confirmada pelo governador Elmano de Freitas (PT), no final de maio, quando ele declarou que Lula deve cumprir agenda no Cariri. Contudo, depois das declarações feitas pelo reitor nesta quarta-feira (5), tomou-se conhecimento de que ele deve passar na Capital antes de seguir para o interior do estado.

Além da reunião para autorizar as obras, a universidade também está organizando a entrega do título de doutor Honoris Causa para Lula, aprovado pelo Conselho Universitário da UFC.

Novo hospital universitário do Porangabuçu

O Hospital de Alta Complexidade do Porangabaçu foi idealizado para atualizar o Hospital Universitário Walter Cantídio. A nova instalação contará com um centro de tratamento de doenças raras e complexas, um centro de reabilitação, um centro de transplante de alto porte tecnológico e um centro de simulação de tecnologias médicas.

Campus na região da Praia de Iracema

A obra do Campus Iracema será executada no terreno que antes abrigava o projeto do antigo Acquario Ceará. A ideia é construir uma nova sede do Instituto de Ciências do Mar (Labomar), que será instalado nas proximidades do Poço da Draga.

Leia também | Prazo das inscrições para o Enem 2024 termina nesta sexta-feira (7)

>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

Fonte: gcmais.com.br