Fortaleza

Teste de fumaça será usado para vistoriar esgotos da Beira-Mar nesta segunda-feira (29)

teste-de-fumaca-sera-usado-para-vistoriar-esgotos-da-beira-mar-nesta-segunda-feira-(29)
Teste de fumaça será usado para vistoriar esgotos da Beira-Mar nesta segunda-feira (29)

Uma vistoria no sistema de esgotos da avenida Beira-Mar, em Fortaleza, será realizada nesta segunda-feira (29). A inspeção contará com um teste de fumaça e tem como objetivo identificar irregularidades e contribuições indevidas na rede.

A ação ocorrerá na extensão de 2,5 km da rede coletora localizada entre as vias Barão de Studart e Tereza Hinko, próximo ao Parque Bisão. O serviço será finalizado ainda no início da madrugada de terça-feira (30).

>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<

O teste de fumaça visa contribuir para um diagnóstico operacional do Interceptor Leste (IL), rede de esgoto responsável por transportar os efluentes coletados de diversos bairros da Capital para o tratamento na Estação de Pré-Condicionamento de Esgoto (EPC). Também será utilizado um robô de fiscalização, chamado San, que percorrerá a rede para identificar as irregularidades no sistema local.

De acordo com Fernando Lima, diretor de Operações da Ambiental Ceará, a ação contribui para eficiência operacional do sistema de esgotamento sanitário de Fortaleza, principalmente neste período chuvoso.

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

“Com essa ação, nós conseguimos detectar possíveis contribuições de águas pluviais que sobrecarregam a rede de esgoto da região. Vale destacar que, com os resultados desse diagnóstico, será possível atuar de forma mais assertiva nas adequações necessárias para manter o bom funcionamento do sistema de coleta e tratamento de esgoto”, ressalta o diretor.

Teste de fumaça no esgoto da Beira-Mar

A injeção de fumaça na rede é feita por meio do equipamento insuflador acoplado aos Poços de Visita (PVs), também conhecidas como tampas de esgoto. Essa fumaça percorre pela tubulação de esgotamento sanitário até retornar à superfície.

Dependendo do local onde o vapor emergir, como bocas de lobos, ralos ou caixa de passagem, por exemplo, é possível identificar um provável ponto de irregularidade ou de lançamento de água da chuva na rede de esgoto.

Durante os testes, a fumaça pode aparecer em ralos e pias de banheiros e cozinhas dos imóveis. Na avenida, um dos lados da via será interditado para que os trabalhos sejam realizados em segurança, e a outra estará liberada para o trânsito de veículos.

Leia também |Funceme aponta previsão de chuva em todo o Ceará para o fim de semana

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

Fonte: gcmais.com.br