Ceará

Vacina contra a dengue começa a ser aplicada em 13 de maio no Ceará

vacina-contra-a-dengue-comeca-a-ser-aplicada-em-13-de-maio-no-ceara
Vacina contra a dengue começa a ser aplicada em 13 de maio no Ceará

A vacina contra a dengue começa a ser aplicada no Ceará a partir do próximo dia 13 de maio, segundo anúncio realizado nesta sexta-feira (26) pelo governador Elmano de Freitas, em uma publicação nas redes sociais. As doses distribuídas contemplam 25% do público-alvo de 10 a 14 anos.

“As doses já chegaram ao Ceará e a aplicação da vacina contra a dengue começará a partir do próximo dia 13 de maio. A data foi definida em acordo com os quatro municípios que receberão os imunizantes, conforme critérios do Ministério da Saúde”, disse o governador.

As cidades que receberão as primeiras doses são:

  • Fortaleza (38.594 doses)
  • Aquiraz (1.357)
  • Eusébio (1.410)
  • Itaitinga (1.017)

>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<

Na publicação, Elmano lembrou ainda que o Brasil é o primeiro país no mundo a oferecer a vacina no sistema público de saúde. A medida colabora para a redução do número de casos da doença. “Mas os cuidados para evitar a proliferação do mosquito Aedes Aegypti devem continuar, eliminando água armazenada que pode se tornar possíveis criadouros”, reforçou.

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

A distribuição da vacina contra a dengue no Brasil teve início no mês de fevereiro, em meio a um recorde de casos da doença e de mortes em decorrência dela. Inicialmente, 16 estados e o Distrito Federal receberam o imunizante, mas o Ceará não estava entre os contemplados por conta da baixo número de casos de dengue no estado.

Agora, conforme o anúncio desta quinta-feira (25) do Ministério da Saúde, Ceará, Alagoas, Sergipe, Piauí, Mato Grosso e Rio Grande do Sul também vão receber o imunizante.

No dia 17 de abril, o Ministério da Saúde recomendou a ampliação da vacinação contra a dengue para o público de 4 a 59 anos nos municípios que tenham doses disponíveis, como mais uma forma de combater o cenário alarmante da doença.

Leia também | Dose da vacina bivalente contra a covid-19 é liberada para adolescentes a partir dos 12 anos

 

Fonte: gcmais.com.br