Fortaleza

Av. Rui Barbosa tem limite de velocidade reduzido para 50 km/h

av.-rui-barbosa-tem-limite-de-velocidade-reduzido-para-50-km/h
Av. Rui Barbosa tem limite de velocidade reduzido para 50 km/h

A avenida Rui Barbosa, em Fortaleza, receberá diversas intervenções, como a renovação da sinalização horizontal e vertical, e a redução do limite de velocidade para 50 km/h. As mudanças devem começar após a finalização das obras na via.

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

Com o objetivo de tornar a circulação no trecho mais segura para motoristas e pedestres, a ação segue a tendência mundial da readequação de velocidade e passa a regulamentar o tráfego em 50 km/h por toda a extensão da Av. Rui Barbosa. A medida ainda contempla a Rua Capitão Melo, continuidade da via, entre a Rua Frei Bernardinho e a Rua Paulo Firmeza.

Além disso, o pacote de intervenções também inclui a revitalização de faixas de pedestres, infraestrutura cicloviária, paradas obrigatórias, área de espera para motociclistas e marcação das áreas de conflitos nos cruzamentos da Av. Rui Barbosa, entre outros, no trecho entre a Av. Antônio Sales e Rua Costa Barros.

De acordo com a Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC), responsável pela execução dos trabalhos, mais de 15 mil veículos trafegam diariamente pela via. Durante o mês de março a avenida passou por uma obra de recape que aplicou um novo asfalto no trecho.

Redução de velocidade na Av. Rui Barbosa

Segundo estudo da AMC, as avenidas e ruas de Fortaleza que receberam a intervenção registraram uma queda de 68,1% nos acidentes fatais. Já um levantamento da Organização Mundial da Saúde (OMS) mostrou que a readequação do limite de 60 para 50 km/h aumenta em dez vezes a chance de uma pessoa atropelada sobreviver.

Nos últimos seis anos, cerca de 60 vias passaram a ter a velocidade readequada para 50 km/h em Fortaleza. Um levantamento da AMC apontou que a política pública não impacta no tempo de deslocamento. O estudo, que considerou seis vias submetidas à intervenção, mostrou um aumento de apenas 6,08 segundos no tempo médio de viagem a cada quilômetro percorrido. O dado considera o tráfego de um dia completo nas avenidas Augusto dos Anjos, Coronel de Carvalho, Osório de Paiva, Bernardo Manuel, Bezerra de Menezes, Jovita Feitosa e José Bastos.

Leia também | Homem é flagrado pendurando-se em fios de energia para furtá-los em Fortaleza

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

Fonte: gcmais.com.br