Início » Blog » Ceará deve manter predomínio de sol, mas com chuvas passageiras até quarta (22), diz Funceme
Ceará

Ceará deve manter predomínio de sol, mas com chuvas passageiras até quarta (22), diz Funceme

ceara-deve-manter-predominio-de-sol,-mas-com-chuvas-passageiras-ate-quarta-(22),-diz-funceme
Ceará deve manter predomínio de sol, mas com chuvas passageiras até quarta (22), diz Funceme

O início desta semana no Ceará indica condições estáveis de tempo, ou seja, céu mais claro e chuvas bem pontuais ao longo do estado. De acordo com a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), que é o principal sistema que provoca precipitações entre fevereiro e maio, já está afastada da costa cearense e isso colabora para pouca nebulosidade sobre o território cearense.

>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<

Apesar do sol mais vigente, há chances de chuvas passageiras. Para esta segunda (20), os registros isolados deverão ocorrer na porção norte até o período da tarde e no sul, já pela noite. Na terça (21), a possibilidade fica mais restrita ao litoral, principalmente entre madrugada e manhã. Entre tarde e noite, no sul.

Para quarta-feira (22), a Funceme aponta, atualmente, céu variando parcialmente nublado a poucas nuvens em todo o Ceará. Com o tempo mais claro, são esperadas temperaturas de até 35 °C em alguns municípios do sul do estado, principalmente no sul da Jaguaribana e região do Cariri. Nas demais regiões, picos variando entre 31 e 33 °C.

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

Ceará deve manter predomínio de sol, mas com chuvas passageiras

Já em relação às temperaturas mínimas, é previsto valores em torno de 19 °C nas regiões de serra. Na Região Metropolitana de Fortaleza, temperaturas máximas de até 33°C e mínimas em torno de 25°C.

Neste domingo (19), o município de Jaguaribe, localizado na macrorregião Jaguaribana, registrou, entre as 7h e as 7h desta segunda-feira (20), a maior chuva deste mês de maio no Ceará.Com 148 milímetros no posto Nova Floresta, o acumulado superou os 119 mm ocorridos entre os dias 14 e 15 deste mês, em São Gonçalo do Amarante, no Litoral do Pecém.

Além da precipitação principal, Jaguaribe apresentou dois acumulados de 86 mm nos postos de Feiticeiro e Açude Joaquim Távora. Tais chuvas foram motivadas por áreas de instabilidade oriundas do leste do Nordeste brasileiro, associadas à presença de um “cavado”, sendo o termo técnico dado a uma região na atmosfera onde ocorre uma ondulação do fluxo de ventos no sentido horário, não fechada, no Hemisfério Sul.

Fonte: gcmais.com.br